Incubadora de empresas

A cada 18 meses são incubadas 16 empresas atuantes no campo da Economia Criativa, que encontram na Incubadora Rio Criativo – IRC, um ecossistema completo de estímulo, de interação multissetorial e de compartilhamento de ideias e de ferramentas, estimulando o surgimento de novas parcerias, colaborações, geração de negócios e capacitação. Estes elementos conciliados são responsáveis pela sobrevivência e crescimento dos novos empreendimentos incubados.

Durante o período de incubação, as empresas participam de uma série de atividades promovidas pela IRC, como rodadas de negócios, palestras, oficinas e consultorias.

Em 2016 esteve em curso o segundo ciclo de incubação. Os critérios de seleção são o caráter inovador e o potencial de crescimento e de geração de trabalho e renda.

Empresas

Acompanhadas diariamente por uma equipe de especialistas, as 16 startups recebem um investimento de R$ 60 mil para fomentar seu desenvolvimento através da contratação de consultorias, mentorias e serviços. Essas contratações são resultado de diagnósticos realizados ao longo do processo de incubação e que geram um cardápio customizado de consultorias de acordo com as demandas específicas de cada empresa.

O faturamento total das empresas incubadas na primeira geração saltou de um milhão para dez milhões em um ano e meio.

  • Como a primeira plataforma de mobilização de projetos de impacto que misturou crowdfunding com outras modalidades de crowdsourcing sem cobrar comissão, a Benfeitoria é um laboratório de experimentos colaborativos que desenvolve conteúdos e ferramentas para estimular pessoas e instituições a fazerem parte de projetos transformadores, de forma simples e lúdica. Lá, entram iniciativas de qualquer tema ou tamanho, desde que promovam bem comum. Além disso, a empresa realiza projetos autorais como o Rio+, o Reboot e o UFC (Universidade do Financiamento Coletivo)

  • A Rios de História Tour Histórico é uma agência de turismo histórico cultural que atua no Estado do Rio de Janeiro, apresentando-o para turistas e cariocas ao mesmo tempo que valoriza a identidade local, as tipicidades e os bens materiais e imateriais. Há mais de cinco anos, a empresa realiza passeios e excursões para quem busca conhecimento, cultura e história de forma interessante, divertida e bem carioca.

  • mobcontent-corPropõe novas soluções de conteúdo em termos de produção e distribuição, em um modelo de prestação de serviços customizados e projetos de propriedade intelectual própria. A empresa está estruturada em três unidades de negócio: a Interactive, focada na produção audiovisual em inovação; a Distribution, uma agregadora de conteúdo para plataformas de SVA e OTT; e a Video, de produção de conteúdo audiovisual.

  • Trabalha com mobilização digital voltada para estratégia e engajamento entre marcas, pessoas e propósitos. Desde 2009, a empresa encontra oportunidades na rede, antecipa tendências, cria ações colaborativas, difunde a cultura participativa e entrega conhecimento, com análises precisas, ágeis e mensuráveis, para diferentes setores. Seu  trabalho é desenvolver estratégias e conteúdos digitais relevantes, com monitoramento constante dos comportamentos disseminados, para a apresentação de resultados com foco no retorno sobre o investimento.

  • Trata-se de uma iniciativa cultural que atua desde 2010 fomentando o empreendedorismo no setor musical e articulando redes no Estado do Rio de Janeiro, a fim de criar novos arranjos criativos locais. Atualmente, desenvolve suas atividades nos núcleos de produção cultural, pesquisa, capacitação e incubação de empreendedores e de redes criativas.

  • Através de formações diferentes e complementares, tais como cinema, produção, jornalismo e fotografia, as sócias criaram uma empresa comprometida com projetos e ações culturais que aliam o universo individual de autores, artistas e instituições a propostas inovadoras e projetos de alto valor cultural. A empresa oferece serviços para a realização de longas e curtas metragens, programas de TV, vídeos institucionais, publicações, mostras, exposições e intervenções artísticas.

  • Empresa de turismo de base comunitária que atua na Comunidade Santa Marta, em Botafogo. Com uma abordagem educativa, social e política, procura desconstruir os estereótipos da favela através de experiências guiadas, palestras e tours de educação.

  • Especializada em produção e gestão cultural, seus serviços são dirigidos às diferentes etapas da realização de projetos, desde o planejamento até a finalização. Tendo como principal filosofia “ética e organização”, a missão da empresa é fornecer com excelência serviços de produção e gestão cultural por meio de um planejamento estratégico e gestão diferenciada.

  • Acredita em um conceito muito simples: grupos de pessoas colaborando com pequenas quantias podem juntar dinheiro suficiente para transformar qualquer ideia em realidade. A empresa criou uma ferramenta de financiamento colaborativo que abre espaço para uma nova relação entre artistas e público. Com ela, o artista faz seus projetos através da contribuição direta do público. Para este, é a chance de participar ativamente, decidir quais ideias terão sucesso e receber recompensas criativas e exclusivas.

  • Instituição especializada em soluções culturais, sociais e esportivas, que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida da população. Realiza serviços de criação, montagem, agenciamento e gestão de produtos culturais, sociais e esportivos; assessoria na gestão de projetos; produção e promoção de eventos; gestão de espaços e equipamentos culturais; formação e qualificação profissional; gestão de carreiras na área cultural, enquadramento de projetos em editais e leis de incentivo fiscal; assessoria para prestação de contas de projetos incentivados; e comunicação visual e criação de websites.  

  • Desenvolve soluções inovadoras que integram o turista ao estilo de vida, cultura e meio ambiente do Rio de Janeiro. A proposta geral é promover sustentabilidade política, informar sobre estilo de vida, cultura e meio ambiente e criar um turista consciente através de experiências ricas que tragam benefícios para as comunidades receptoras. Dentre os serviços prestados, estão pesquisa e compilação de informações sobre ecologia, história e cultura; produção de conteúdo informativo; mapeamento de atrativos; centralização de informações em um portal web e ações de marketing online. Para completar, a empresa também criou um aplicativo de trilhas que interage com o mapa físico.

  • A empresa trabalha com um método de fabricação digital paramétrica que possibilita a fabricação de produtos de design customizados, permitindo a criação de móveis adaptados às necessidades pessoais de cada consumidor.

  • A empresa Jequitibá Conservação e Restauro Ltda. é fruto do amadurecimento entre profissionais estabelecidos no mercado de trabalho de Conservação e Restauro de Bens Móveis e Imóveis. As sócias fundadoras, Daniela Sergipense e Leila Santos, coordenaram e executaram relevantes projetos no Brasil.

  • Há dez anos, a pesquisadora, designer e escritora Julia Vidal criou a grife Balaco – moda afro-brasileira. Com o tempo, a pesquisa e design de sua criadora cresceram, o conteúdo foi ampliado para etnias indígenas e regionais brasileiras e a grife se tornou Julia Vidal. A marca tem como missão criar uma moda educativa que valoriza a identidade brasileira através do étnico cool e do desenvolvimento de linhas de produtos e serviços que promovam a expressão cultural brasileira e sua autoestima. Entre os principais produtos, estão as linhas de roupas, acessórios e livros inspirados nas etnias culturais brasileiras que promovem o orgulho étnico.

  • A empresa Projeto Subsolo atua na elaboração, produção e gerenciamento de projetos e produtos inovadores relacionados às artes visuais e cultura contemporânea. Busca criar novas possibilidades de conexão entre arte, sustentabilidade e desenvolvimento local.

  • Especializada em pós-produção de áudio, a empresa atende aos mercados de audiovisual e novas mídias, realizando serviços de desenho sonoro, mixagem, sound branding, trilha musical original e venda de licenças de sincronização.

  • Desde 2009, a empresa desenvolve produtos e metodologias de gestão que contribuem para a democratização da cultura nacional e o fortalecimento da economia criativa. Projeto piloto do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do RJ, a empresa tem como objetivo estimular a consolidação de empreendimentos criativos e com grande potencial de geração de emprego, produtos, serviços e riquezas em nível nacional e internacional.

  • Comandado pela arquiteta francesa Laure Beringuer, a Trinques Arquitetura é uma empresa que promove a democratização e a acessibilidade de projetos de arquitetura sustentável, em comunidades do Rio de Janeiro.

    O propósito é entregar sonhos completos, feitos sob medida e com muita paixão, do começo ao fim.

     

  • A Clave de Fá  é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento em Ciências Sociais, que atua na gestão de estudos e projetos com enfoque econômico e social.

    Seus integrantes acreditam no conhecimento como forma de gerar inovação e impacto social.

  • Um estúdio de criação que trabalha no desenvolvimento de produtos em mídia interativa.

    Perita em trabalhar sobre os pilares da produção e eficiência, a Dumativa une talento e técnicas de gestão para realizar seus trabalhos nas áreas de jogos eletrônicos, música, animação, artes visuais, literatura e programação.

  • Gabi Monteiro

    Combinando técnicas elaboradas e materiais inusitados, a designer Gabriela Monteiro criou a Exímia, marca de joias não tradicionais cujos produtos aliam maleabilidade e durabilidade.

    As peças se caracterizam pela multifunção: uma única joia pode ser brinco, pulseira e pendente, por exemplo. Atualmente, a marca também está desenvolvendo peças de vestuário, figurinos e assinando a direção criativa de outros produtos.

     

  • O Estúdio Giz é uma produtora audiovisual especializada em conteúdos multiplataforma.

    Sempre com o público jovem na cabeça, seu time atua no desenvolvimento e na criação de filmes, séries de TV, animações e conteúdo para internet.

  • Fundada pelos sócios Arthur Protasio e Juliana Serapio, a Fableware é uma empresa especializada  na produção de conteúdo narrativo. É assim que cria histórias engajantes em diferentes plataformas e projetos transmídia, desenvolvendo trabalhos em literatura, roteiros de publicidade, entretenimento e educação.

    A empresa foi consultora da novela Geração Brasil, da TV Globo, e integrou a equipe de criação do app Filma-e, indicado ao Emmy Internacional Digital 2015.

     

  • Editora digital Ideias na Rua

    Editora especializada na produção de conteúdo para publicações em formato de e-books, revistas on-line, blogs, vídeo-aulas e podcasts.

    Fora isso, ela também vende ferramentas digitais para empreendedores, tais como modelos para a confecção de planos de negócios e apresentações de orçamento.

  • Junta Local

    Uma comunidade que reúne quem gosta de comer bem e faz comida boa e de verdade.

    Sua missão é criar espaços físicos e virtuais que possibilitem a interação direta entre produtores e consumidores e, assim, contribuir para a consolidação de redes locais e alternativas de comida.

  • M+ E Design

    A M+ E Design produz design de conteúdo e inovação para museus, centros culturais e empresas.

    No portfólio, clientes como o Museu do Amanhã, o Museu Marítimo da Marinha do Brasil e as exposições “A Terra Vista do Céu”, “Senna Emotion”, “Festival Reboot”, “Sérgio Rodrigues- Duas Águas” e “Futebol de Papel – Museu do Futebol”.

  • Miarte

    A empresa oferece ao mercado de moda uma nova forma de montar seu negócio. Com um e-commerce de sapatos femininos que funciona através de franquias gratuitas, o franqueado cria sua própria página no site, escolhe os produtos para trabalhar e fica responsável apenas pela divulgação e venda.

    Uma forma inovadora de desenvolver o empreendedorismo no Brasil, dando um negócio pronto e sem burocracia para quem quer empreender, mas não tem dinheiro para investir.

  • Nuh

    Marca de moda feminina que vai além de camisetas e acessórios. A partir do conceito de que não é preciso saber se vestir, mas sim se despir, busca transpassar essências, sem excessos.

    Seus produtos são comercializados on-line e também em lojas pop-up e eventos de moda, arte e cultura.

  • MEIK Design

    Criada pelo artista Leonart Lauenstein, o estúdio produz objetos artísticos de representação tridimensional de animais e de decoração.

    Produtos para encantar, surpreender e inovar ambientes com ousadia e um toque contemporâneo. Também presta consultoria para outros artistas plásticos.

  • Como um empreendimento de arquitetura comandado por uma equipe multidisciplinar, a Terceira Margem elabora projetos arquitetônicos e urbanistas a partir de uma metodologia co-criativa, inovadora e personalizada de acordo com cada cliente.

    Por meio de oficinas práticas com moradores e habitantes, a empresa busca redescobrir materiais, objetos, elementos naturais, sensações, experiências, memórias e desejos.

    O entendimento da equipe é que a relação do espaço pode ser sintonizada à experiência singular de cada um.

  • Maquinário Narrativo

    Tramamos narrativas: curtas, longas ou seriadas, simples ou cheias de reviravoltas.

    O Maquinário Narrativo é um núcleo criativo independente, formado por seis roteiristas empreendedores.

    Com um modelo de negócio inovador, a empresa transforma histórias em formatos e roteiros elaborados para cinema, TV e multiplatorma, em parceria com produtoras independentes e canais de mídia.