Vem aí a Caravana Rio Criativo em Volta Redonda - Design de negócios e Design estratégico (IMERSÃO) – RJ Criativo

Vem aí a Caravana Rio Criativo em Volta Redonda – Design de negócios e Design estratégico (IMERSÃO)

Volta Redonda é facilmente associada à grande indústria, por conta do seu histórico de peso no setor siderúrgico e mineração. Mas a maior cidade de toda a região do Médio Paraíba em termos econômicos e populacionais tem um enorme potencial na economia criativa – que abrange 25 áreas em todo estado, da gastronomia à moda, do artesanato à música, do audiovisual ao design, da biotecnologia à tecnologia da informação. A cidade vem se esforçando para aprimorar e inovar em produtos e serviços e contribuir no PIB criativo. E é pensando nesses empreendedores que a Caravana Rio Criativo vem focada em dar suporte à demanda local.

Experimentar. Prototipar. Transformar. Inovar. Aplicar metodologias capazes de pensar uma marca ou negócio, suas necessidades e possibilidades de crescimento.

Em Três dias vamos desenhar juntos o modelo mais eficiente para os negócios do empreendedor criativo. Serão três dias de imersão, numa verdadeira maratona mão na massa, onde o conteúdo teórico  se mistura à prática. Identificar o problema, pensar na solução, alinhar o modelo de negócio, ensinar a fazer uma planilha financeira, organizar discurso de marca, ter um portfólio de oferta: vamos dar um banho de estratégia para os serviços e produtos de Volta Redonda!

Ao final dos trabalhos, os grupos apresentam as soluções encontradas no formato de pitching.

 

*Atenção: Inscrição única para todos os dias*

De 8h30 às 18h (parada para o almoço de 12h30 às 14h)

 

Para fazer sua inscrição, clique no botão logo abaixo:

 

 

 

1o dia  // 19 de fevereiro – Identificação do problema e busca de solução. Trabalharemos a incubação do negócio. // Wagner Andrade

 

2o dia // 20 de fevereiro: Modelo de negócio e novas formas de receita. Definida a incubação, vamos validar o melhor modelo para seu negócio, com metodologias e ferramentas inovadoras// Leonardo Campos

 

3o dia // 21 de fevereiro: Identidade, estratégias e posicionamento de marcas. Chegou a hora de fazer seu negócio ficar conhecido. Vamos trabalhar sua marca? // Julia Bessler

 

E mais:

Acompanhamento dos mentores do Rio Criativo (2) full time e facilitadores (um por dia). Também teremos um balcão de apoio e tira-dúvidas a conteúdos relacionados aos setores da economia criativa.

 

[Sobre os facilitadores]

 

Wagner Andrade

Atual diretor de planejamento e criação da empresa Menos 1 lixo, negócio de impacto ambiental. Sócio fundador da Biz.u, empresa de recursos humanos que utiliza ciência e tecnologia para a conexão entre pessoas, traduzindo analiticamente os dados. Empreende há 15 anos no mercado de comunicação. Experiência em: Inovação /Negócios de Impacto/ Planejamentos Estratégico, de Comunicação e Criatividade/Marketing com Significado/ Comunicação para o Terceiro Setor/Inteligência Digital/Gestão de Projetos e de oportunidades/Dinâmicas Colaborativas

 

Leonardo P.O.A. Campos

É professor de Empreendedorismo e Estratégia no MBA da UFF e de Design Thinking e Gestão no IBMEC. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos também pela UFF. Colaborador e palestrante em cursos e treinamentos in company com a metodologia Design Thinking e Modelos Mentais em empresas: PMERJ (COE – Comando de Operações Especiais e BOPE), Brasil Convention & Visitors Bureaux, Universidade Federal Fluminense, Startup Weekend Niterói e outras. Foi mentor e é colaborador no Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e Gestor Executivo no Programa Startup Rio do Governo do Estado (2017/2018).

 

Julia Bessler

Consultora e educadora em inovação e branding. Designer (ESDI), especializada em Antropologia e Mídias Sociais, trabalhou no estúdio Zago, NY (lançamento da FOX no mercado mobile; design/estratégia para a ONU, vencedora do Type Directors Club Award). Foi Consultora de Novos Negócios na Cria Global (Coca-Cola, Tim, Whirlpool). Mudou-se para SP, atuando como Líder de Projetos de pesquisa e inovação na Insitum (Honeywell, Kimberly-Clark, Samsung); Gerente de Inovação da Accenture Interactive (UX, Marketing Digital, Omnichannel) e Experience Leader na Thoughtworks, com visão centrada no cliente e resultados de negócios mensuráveis.

 

[Mentores fixos nos 3 dias]

Maiko Pinheiro: Suporte financeiro e comercial

Sobre o mentor:

Empreendedor versátil, iniciou a carreira no mercado financeiro no Research e Análise de Risco do Banco Brascan. Migrou para o financeiro na BRMALLS e, após uma breve passagem pelo terceiro setor, fundou o Curto Café, que hoje é uma das maiores cafeterias do Centro do Rio em número de bebidas e em constante transformação. Também foi por 3 anos sócio operador da Ziper. Atualmente,  é Coordenador de Negócios do Rio Criativo e Curador do Templo. Alia os estudos de Economia, redes distribuídas e desenvolvimento ágil para desenvolver novas realidades e gerar negócios de alto impacto.

 

Neto Gama: Suporte em comunidade

Sobre o mentor:

Engenheiro, especialista em Ordenamento Territorial Urbano e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolveu atividades como consultor em sustentabilidade, professor, produtor de eventos, gestão pública e produção de conhecimento em meio ambiente urbano. Acredita na sustentabilidade como pilar de relações humanas, da relação com o espaço e uso dos recursos em geral, sendo eles tangíveis ou não. Faz parte da equipe do Templo, hub de inovação carioca, onde atuou no operacional, curadoria, gestor de comunidade e de projetos. É Gestor de comunidade no Rio Criativo.
Atividades Extras:

No dia 19/2: Happy Hour de 18h às 20h

No dia 20/2: Flash Mob com grupo de Jongo

No dia 21/2: pitching de apresentação dos grupos de trabalho

 

Serviço:

Caravana Rio Criativo – Volta Redonda

Dias: 19, 20 e 21 de fevereiro 2019 (terca, quarta, quinta).

Local: Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni

Endereço: Rua 16, N° 101, Vila Santa Cecília – Volta Redonda.

Inscrição única e gratuita no site www.riocriativo.com