A Caravana RJ Criativo foi em Cordeiro com oficinas gratuitas para todos os empreendedores da região serrana – RJ Criativo

A Caravana RJ Criativo foi em Cordeiro com oficinas gratuitas para todos os empreendedores da região serrana

A Caravana RJ Criativo foi a Cordeiro para capacitar e formar micro empreendedores em setores da economia criativa que dialogam com a região serrana. Do artesanato à música, passando pela moda e pelo audiovisual, foram três dias e seis oficinas mão na massa. 

Conhecida pela agropecuária, a região serrana-norte precisa acordar para a capacidade de transformar a realidade com o auxílio de outras funções onde os espaços rurais estejam presentes, como lazer e turismo. Este potencial pode ser medido na última Exposição Agropecuária de Cordeiro, tradicional evento que traz milhares de pessoas à cidade: quase 70 músicos locais passaram pelo palco, lotando a tenda, onde ao lado, dezenas de artesãos locais vendiam seus produtos. Mas não é só. Se Friburgo tem seu polo audiovisual, Cordeiro ganhou seu primeiro cinema, e Cantagalo tem até circuito turístico-histórico explorando as fazendas do tempo do Império. 

Já na indústria criativa, Friburgo e Cordeiro formam importante pólo de moda íntima, reconhecido nacionalmente. Cordeiro conta ainda com uma fábrica que produz 30 mil doces por semana, advindo de um pequeno negócio artesanal, para os sofisticados mercados do Rio e SP. Um exemplo de como os empreendedores locais podem se beneficiar da gastronomia, forte setor da economia criativa, e contribuir com o desenvolvimento da cidade. 

Convocamos Cantagalo, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Friburgo, Duas Barras, para junto da nossa Caravana ajudar a reduzir a vulnerabilidade social e produtiva e o êxodo dos mais jovens, com muita inovação e cultura. A economia criativa vem sendo uma das principais responsáveis por estimular a geração de renda e criar empregos no nosso Estado.