A Caravana Rio Criativo vai chegar em Cordeiro com oficinas gratuitas para todos os empreendedores da região serrana – Rio Criativo

A Caravana Rio Criativo vai chegar em Cordeiro com oficinas gratuitas para todos os empreendedores da região serrana

A Caravana Rio Criativo chega a Cordeiro para capacitar e formar micro empreendedores em setores da economia criativa que dialogam com a região serrana. Do artesanato à música, passando pela moda e pelo audiovisual, serão três dias e seis oficinas mão na massa. Vamos construir a marca da região a partir dos atributos locais, trabalhar a identidade cultural, apoiar quem deseja estruturar seu projeto em um negócio. Vamos aprender a nos articular com outros empreendedores, formando uma forte rede colaborativa

Conhecida pela agropecuária, a região serrana-norte precisa acordar para a capacidade de transformar a realidade com o auxílio de outras funções onde os espaços rurais estejam presentes, como lazer e turismo. Este potencial pode ser medido na última Exposição Agropecuária de Cordeiro, tradicional evento que traz milhares de pessoas à cidade: quase 70 músicos locais passaram pelo palco, lotando a tenda, onde ao lado, dezenas de artesãos locais vendiam seus produtos. Mas não é só. Se Friburgo tem seu polo audiovisual, Cordeiro ganha agora seu primeiro cinema, e Cantagalo tem até circuito turístico-histórico explorando as fazendas do tempo do Império. 

Já na indústria criativa, Friburgo e Cordeiro formam importante pólo de moda íntima, reconhecido nacionalmente. Cordeiro conta ainda com uma fábrica que produz 30 mil doces por semana, advindo de um pequeno negócio artesanal, para os sofisticados mercados do Rio e SP. Um exemplo de como os empreendedores locais podem se beneficiar da gastronomia, forte setor da economia criativa, e contribuir com o desenvolvimento da cidade. 

Aqui convocamos Cantagalo, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Friburgo, Duas Barras, para junto da nossa Caravana ajudar a reduzir a vulnerabilidade social e produtiva e o êxodo dos mais jovens, com muita inovação e cultura. A economia criativa vem sendo uma das principais responsáveis por estimular a geração de renda e criar empregos no nosso Estado. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. 

Inscreva-se e aproveite! 

Acesse a AGENDA, escolha as oficinas de sua preferência e inscreva-se!

 

:: PROGRAMAÇÃO::

➡ Dia 20/08

  • 13h30 às 17h30 – Inovação em negócios locais com Guilherme Velho.
  • 17h às 22h – Planejamento de carreira na música com Ana Luísa Lima.

➡ Dia 21/08

  • 13h30 às 17h30 – Do projeto ao negócio comIvana Beltrão.
  • 17h às 22h – Moda local, inovação e sustentabilidade com Lilly Clark.

➡ Dia 22/08

  • 8h30 à 12h30 – Cultura em rede com Larissa Novais.
  • 13h30 às 17h30 – Laboratório de tendências no audiovisual com Rafael Leal.

Caravana 10 //​Negócios criativos: o poder do local 

20, 21 e 22 de agosto (terça, quarta e quinta) oficinas diurnas e noturnas 

Local: Centro Cultural Ione Pecly Junto à Secretaria de Cultura de Cordeiro

Endereço: Avenida Raul Veiga 123, Sobreloja (em cima da Rodoviária), Centro – Cordeiro, RJ. 

Inscrições na agenda do site do Rio Criativo.