Coworking

Considerado como uma etapa de pré-incubação, o Coworking Rio Criativo é um espaço de trabalho coletivo com 40 postos gratuitos, ocupados em ciclos de seis meses por empreendedores do campo da Economia Criativa, escolhidos via edital público.

Seu objetivo é compartilhar ideias e dividir ferramentas entre si, com as empresas incubadas e com as instituições parceiras e criar uma rede movida pelos conceitos da inovação e do empreendedorismo.

  • Uma agência de marketing digital comprometida com resultados relevantes e focada em atingir os objetivos de cada cliente. Atuamos como seu departamento digital, integrando todas as ações de marketing, criação e desenvolvimento de forma planejada e competitiva. Através da nossa intimidade e experiência com as ferramentas digitais, ampliamos sua visibilidade na Internet e criamos um diálogo adequado à aquisição de novos clientes.

  • A Diversa é uma agência de comunicação e inovação sociocultural, que vem atuando desde 2010 no Rio de Janeiro. Atendemos instituições públicas, terceiro setor e, especialmente, a chamada cadeia da Economia da Cultura – artistas e projetos das áreas de teatro, dança, música, artes visuais, mercado editorial e audiovisual. A nossa missão é desenvolver projetos e serviços em prol da cultura brasileira, fortalecendo a sua diversidade e ampliando o seu acesso em todo o país.

  • Ajudamos empresas a organizarem seus dados de maneira eficiente. De nossa experiência, notamos que um grande número de organizações não dão o devido valor a encontrar formas de armazenar e processar informações necessárias e/ou criadas por elas próprias. Utilizando conceitos de arquitetura da informação aliado ao minimalismo, nós otimizamos todos os processos de obtenção de dados, como também geramos relatórios em tempo-real, entregando SaaS (Software as a Service).

  • Dar suporte aos negócios criativos. Com esta vocação, a Pragmácio Consultoria Jurídica vem construindo um caminho especial na seara da cultura e do entretenimento, com ênfase na economia criativa. O escritório, que foi residente do Rio Criativo, presta serviços especializados, tais como direitos autorais, leis de incentivo à cultura, contratos específicos, direito empresarial aplicado às start ups, dentre outros, valendo-se das novas tecnologias e da constituição de uma rede colaborativa de parceiros para suprir o setor.

  • Apaixonadas por origamis, transformamos tecidos e papéis a partir das dobras, um a um, unindo cores e alegrando o dia! A Gigi Express elabora acessórios com um toque e charme oriental. Todos os produtos são fabricados com a técnica artesanal do orinuno (dobradura ou origami em tecidos engomados). Os simples tecidos, a partir de formas geométricas, se transformam em belas carteiras, bolsas, porta trecos e demais acessórios para acompanhar o seu dia a dia.

  • A Clave de Fá  é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento em Ciências Sociais, que atua na gestão de estudos e projetos com enfoque econômico e social. Seus integrantes acreditam no conhecimento como forma de gerar inovação e impacto social.

  • Gabriela Monteiro

    Combinando técnicas elaboradas e materiais inusitados, a designer Gabriela Monteiro criou a Exímia, marca de joias não tradicionais cujos produtos aliam maleabilidade e durabilidade. As peças se caracterizam pela multifunção: uma única joia pode ser brinco, pulseira e pendente, por exemplo. Se destaca também a combinação de papel kraft e couro reconstituído, matéria-prima exclusiva da marca.

  • M+ E Design

    Unindo expertises em arquitetura, museologia, design, cenografia e narrativas espaciais, a M+ E Design produz design de conteúdo e inovação para museus, centros culturais e empresas. No portfólio, clientes como o Museu do Amanhã, o Museu Marítimo da Marinha do Brasil e as exposições “A Terra Vista do Céu”, “Senna Emotion”, “Festival Reboot”, “Sérgio Rodrigues- Duas Águas” e “Futebol de Papel – Museu do Futebol”.

  • Miarte

    A empresa oferece ao mercado de moda uma nova forma de montar seu negócio. Com um e-commerce de sapatos femininos que funciona através de franquias gratuitas, o franqueado cria sua própria página no site, escolhe os produtos para trabalhar e fica responsável apenas pela divulgação e venda. Uma forma inovadora de desenvolver o empreendedorismo no Brasil, dando um negócio pronto e sem burocracia para quem quer empreender, mas não tem dinheiro para investir.

  • Terceira Margem

    Como um empreendimento de arquitetura comandado por uma equipe multidisciplinar, a Terceira Margem elabora projetos arquitetônicos e urbanistas a partir de uma metodologia co-criativa, inovadora e personalizada de acordo com cada cliente. Por meio de oficinas práticas com moradores e habitantes, a empresa busca redescobrir materiais, objetos, elementos naturais, sensações, experiências, memórias e desejos. O entendimento da equipe é que a relação do espaço pode ser sintonizada à experiência singular de cada um.

  • Gabi Mazepa

    Busca a transformação através das roupas em um processo criativo que foge do tradicional e se conecta com o momento que vivemos. Sua criatividade é despertada pelo que já existe: fins de rolo, peças com defeito, fora de estação e esquecidas no tempo e a palavra chave é a transformação.

  • Holística Design

    A Holística Design utiliza metodologias focadas no ser humano para ajudar organizações de setores públicos e privados a construir uma cultura co-criativa e sistemas necessários para transformar problemas em oportunidades.

  • Agência Trustme

    A  Agência trustme é uma agência de branding que apoia novos negócios e empreendimentos a desenvolverem seu potencial de mercado através de uma estruturação e construção de marca utilizando técnicas de comunicação e marketing muitas vezes empregadas apenas por grandes organizações. Em cerca de dois anos de existência, a trustme acumula clientes em diferentes regiões do Brasil e no exterior, se orgulhando por terem um portfólio de atendimento de diversos perfis, possível apenas pela sua metodologia adaptada à realidade de cada organização.

  • Cinenoar

    O CINENOAR é uma plataforma de vídeo streaming focada exclusivamente em conteúdo brasileiro. A ideia do CINENOAR é valorizar o cinema nacional e facilitar o seu encontro com diferentes plateias, fazendo seleções e reunindo o que ele tem de melhor em uma plataforma online gratuita. Nosso compromisso é zelar pelos direitos autorais de cada filme. A remuneração é por visualização que geramos através do mercado de propaganda online. A previsão demonstra grande crescimento desde 2014 e atualmente contamos com 30 filmes no portal.

  • Piraporiando

    A Piraporiando é uma produtora cultural na área da literatura e leitura, gerando conteúdo com principal foco na diversidade cultural. O público direto são crianças e educadores.

    Os principais produtos e serviços da Piraporiando são: oficinas de escrita criativa; oficina de produção literária; palestras (temas relacionados a valorização da diversidade cultural

    Histórias colaborativas infantil); oficina de leitura; contação de histórias; revisão e consultoria em projetos culturais.

  • Osmose Filmes

    A Osmose Filmes foi criada em 2012 pelos sócios Emílio Domingos e Júlia Mariano para consolidar uma parceria que já acontecia desde 2005. Atuando principalmente na área de documentários, também produz mostras, vídeos institucionais, séries de TV e videoclipes. Entre suas realizações estão os premiados documentários “A Batalha do Passinho” (2013) e “Ameaçados” (2014), e a mostra MICROTEATRO RJ (2014). Atualmente, a Osmose finaliza seu segundo longa, o documentário “Deixa na Régua”, prepara a série “Era Uma Vez em Junho” (título provisório) e também a próxima edição do Microteatro RJ.

  • Vostok

    Fundada em 2013 pelos roteiristas Pedro Nóbrega, Thiago Dantas e Yuri Samico, a Vostok é uma produtora de narrativas, cujo objetivo é inventar, descobrir e impulsionar grandes histórias.

    Com a proposta de estabelecer uma nova relação entre o autor e o produtor, a Vostok funciona como um núcleo de roteiristas com modelo de desenvolvimento e produção próprios. Deste modo, trabalha para que as histórias reassumam seu protagonismo nas cadeias de produção e cheguem ao público sem perder o valor artístico com que foram concebidas.

    Outros projetos em desenvolvimento pela produtora incluem roteiros de longa-metragem, séries de TV, webséries e criação conceitual para exposições de arte.

  • Fridoka

    A Fridoka é uma marca carioca que, desde 2014, trabalha com materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental. Usa o conceito up cycling e não utiliza nada de origem animal ou que tenha causado sofrimento a eles. Valoriza a mão de obra local e acredita muito que pessoas são mais valiosas que o lucro. Aqui é regra ser você mesma! E por isso a convidamos a colaborar com ideias e a inventar modelitos! Quase um ateliê virtual. E porque Fridoka? Trata-se de uma mistureba de conceitos divertidos e perfis de mulheres atuantes. As musas inspiradoras são Frida Kahlo, Baby Consuelo e Leila Diniz. Aho!

  • TheLírios

    A TheLírios existe desde 2009, quando a cineasta e afro-empreendedora Aline Lourena resolveu apostar suas fichas num sonho: criar uma agência de produção de conteúdo criativo e acessível aos pequenos empreendedores que desejavam ver seus negócios sendo divulgados com criatividade e dedicação. O nosso objetivo é oferecer serviços na área do audiovisual, como webséries, documentários pessoais e filmes conceituais sobre histórias de empreendimentos. Em 2015, a empresa foi selecionada para o Programa de Apoio aos Empreendedores Afro Brasileiros promovido pelo BID e a Endeavor Brasil.

  • Kimeric Labs

    A Kimeric Labs é um estúdio de desenvolvimento de jogos independentes, ou seja, de criação inteiramente nossa onde cuidamos de todo o processo. Somos atualmente cinco pessoas e desenvolvemos para computadores e celulares, focando em projetos que possam dar origem a IPs (propriedade intelectual) fortes.

  • GA Rio de Janeiro

    Guiding Architects Rio de Janeiro oferece tours profissionais pela cidade, guiados exclusivamente por arquitetos. Os guias têm conhecimento profundo da dinâmica da cidade e mostram o desenvolvimento urbano através da arquitetura. Os participantes dos passeios podem descobrir obras de arquitetos reconhecidos no cenário mundial e projetos com grande impacto urbano. O ato de desvendar o espaço da cidade  através do olhar turístico, permite ao próprio carioca entender melhor a história da sua cidade e se reconectar com ela.

  • Imaginário Digital

    O Festival Visões Periféricas – que é o único do gênero no Brasil e referência na América Latina – tem como objetivo compor um painel que amplie e problematize esteticamente a noção de periferia e represente o tamanho e a diversidade do país por meio da produção audiovisual.

    Todos os anos, o festival realiza mostras de longas e curtas-metragens em vários espaços culturais e públicos promovendo a integração da cidade e a mobilidade urbana. Produções audiovisuais construídas em diferentes plataformas, com formatos, linguagens, duração, narrativas e estéticas distintas, diversificam a grade de filmes do Visões Periféricas.

  • ID_BR

    O ID_BR, cuja sigla é uma abreviação de Instituto Identidades do Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da igualdade racial e desenvolve a campanha Sim à Igualdade Racial, cujo objetivo é engajar a sociedade civil, independente de sua cor de pele ou raça, de maneira contínua, na luta contra o racismo. Através da venda de produtos e do uso licenciado do símbolo da campanha por eventos ou empresas apoiadoras, o ID_BR reverterá estes fundos arrecadados para organização de eventos e repasse para outras Instituições focadas na inclusão social de grupos marginalizados e na luta contra o racismo. As mentoras do projeto são Leila Velez, sócia da rede Beleza Natural, Sonia Hess, da marca Dudalina, e Luiza Trajano, proprietária da Magazine Luiza.

  • Kaplow Studio

    Kaplow Studio é uma produtora focada na criação de conteúdo animado para os mais diversos meios. Somos roteiristas, ilustradores, animadores, storyboarders e produtores de animação que buscam novas formas de produção e distribuição ainda não exploradas.

    Além do desenvolvimento de nossos próprios projetos, prestamos serviços em todas as etapas de uma obra de animação, seja atuando como núcleo criativo (desenvolvendo o roteiro e a arte), quanto como um estúdio de animação propriamente dito.

  • Pandora Game Studio

    Criamos jogos!

    Nossa missão é deslumbrar e cativar os jogadores de todas as idades e estilos de vida em todo o mundo com jogos digitais inteligentes, desafiadores e de tirar o fôlego.

    Atualmente estamos desenvolvendo jogos digitais para celulares e tablets e temos projetos futuros de jogos para Mac, PC e consoles. Sente-se e prepare-se para abrir a caixa de Pandora e ficar fascinado com nossas criações!

  • Maloca Querida

    Desenvolvemos projetos de espaços, móveis e objetos a partir de materiais que seriam descartados. Através da arquitetura, urbanismo, paisagismo, arte e design, o que era desinteressante e dispensável pode, mais do que ser recuperado, virar um ambiente ou objeto de desejo, pronto para viver novas histórias.

  • Chamon Produções

    Por 07 anos, Patrícia Chamon foi Produtora Executiva e Controller de projetos diversos: Audiovisual para Cinema e TV, Espetáculos para Teatro, Shows e produções culturais diversas. Em 2012 identificou a necessidade de aprimorar o que fazia de melhor e abriu a Chamon Produções, produtora especializada em Gestão e Desenvolvedora de projetos próprios e de parceiros.

  • “Acreditamos que em uma banda todos tem um papel fundamental e que juntos criam algo maior.” Foi aí que surgiu ABANDA, uma marca de roupas femininas em que o trabalho manual da costura é valorizado, sendo este executado pelas próprias idealizadoras do projeto. Levamos em consideração o dia-a-dia da vida moderna, por isso priorizamos o conforto e versatilidade das roupas.

  • Beyonder.ME é uma plataforma que promove experiências de aprendizado de cultura local. Seu objetivo é conectar viajantes à moradores com o intuito de fortalecer e empoderar comunidades e seus saberes.

  • A marca de joias foi criada e idealizada pela designer Bruna Milam, formada em Desenho Industrial pela UFRJ e em Ourivesaria pelo SENAI. Atualmente é mestranda na Escola de Desenho Industrial da UERJ (ESDI). Suas joias em prata possuem desenho original e confecção própria, em um estilo geométrico e minimalista. São peças elegantes e contemporâneas, resultado de combinações de formas simples com texturas e cores diferentes.

  • A CARPE mais do que uma empresa é um movimento que tem como proposta (re) pensar, (re)fazer e (re)funcionalizar os espaços de maneira participativa através das suas relações, buscando estabelecer sustentabilidade e harmonia.

    De acordo com as especificidades dos locais procuramos identificar suas fragilidades e potencialidades construindo projetos e atividades que, alinhados aos valores ético-ambientais, tem como finalidade atingir os objetivos propostos por meio das nossas três linhas de atuação: Agricultura Inteligente, Gestão de Resíduos e Educação Ambiental.

  • Cora

    Cora é uma produtora audiovisual que atua desde 2016 na produção de conteúdo audiovisual para internet, vinhetas institucionais, na elaboração e publicação de podcasts, na realização de séries e interprogramas para TV e na produção de longas, médias e curtas-metragens. Nunca  sozinhas. Nunca em um lugar só.  Buscamos a descentralização territorial dos projetos e tecemos redes com diferentes parceiros. Nossos conteúdos buscam trabalhar com histórias, emoção e inspirar através do que nos guia: todos são um vasto oceano capaz de irrigar parte do mundo e a ser descoberto.

  • A DACRI DEVIATI pesquisa, filtra e interpreta informações para melhorar os processos criativos de empresas de moda. Através de consultorias, palestras, seminários ou workshops ajuda grandes e pequenos negócios a se estabelecerem diante de mudanças estruturais nos mercados criativos. Oferece orientações sobre design e consumo, novos materiais e inovação têxtil, fontes e processos de pesquisa, e ajuda a inserir técnicas de inovação para expandir o alcance dos seus clientes em toda a América Latina.

  • A EFE+ é uma agência de comunicação voltada para organizações de economia criativa, terceiro setor e negócios sociais. Nosso foco é comunicação de causas. Apoiamos nossos clientes a ter uma comunicação mobilizadora, engajadora, prática e criativa para transformar realidades e gerar impactos positivos na sociedade.
    Desenhamos soluções e apoiamos na construção de imagem e reputação alinhadas com as novas formas de comunicação transmídia. Temos paixão por tendências, paixão por comunicar causas que façam a diferença na vida de pessoas, comunidades e territórios.

  • First Stage é um reality show nacional de seleção de atores para espetáculo de teatro musical. Com um formato original, seu objetivo é fomentar a cultura do teatro despertando o interesse de novos públicos através do engajamento ao torcer pela entrada de atores para o elenco dos grandes musicais. Cada temporada do programa, transmitido em canal de televisão, tem como tema um espetáculo musical que será, necessariamente, produzido após o final da temporada. O prêmio principal do programa é a escolha do protagonista e os candidatos eliminados podem ser repescados para outros personagens ou coro.

  • Fundada por dois jovens indignados pela desigualdade social que os cerca, a Impt! é uma marca de streetwear que busca influenciar jovens que anseiam ser a diferença através de seu LIFESTYLE e identidade, e expressar isso em seu estilo.

    IMPT é a abreviação de IMPORTA ou IMPORTANTE.

    Queremos chamar atenção para as coisas que merecem importância.

    Nada melhor para influenciar que o exemplo!

    Somos um negócio de impacto social e nossa missão é gerar impacto social em todas as vendas.

    20% do preço de cada produto vendido vai para uma ação social.

  • Mairarê, que significa “o amanhã” em tupi-guarani, é uma produtora formada por três mulheres unidas pelo objetivo de realizar projetos culturais com impacto social. Um futuro mais sustentável está em curso e nossa missão é comunicar esse movimento. Somos uma equipe de realizadoras de formação plural (Jornalismo, Cinema, Letras), e produzimos vídeos (institucionais, registro de empreendedores, eventos), filmes, mostras culturais e projetos de audiovisual educacionais.  Acreditamos que esse trabalho é uma forma de criar hoje o futuro que queremos. Por isso, investimos em relações mais humanas e colaborativas.

  • As correntes para corpo, conhecidas como bodychain fora do Brasil, são extensões de acessórios usuais. Mana é a marca carioca de acessórios para corpo que acredita na beleza singular que só a diversidade possibilita. A beleza dos corpos tem mais a ver com a nossa magia interior do que com padrões pré-estabelecidos. Mana designa também essa magia: energia vital inerente a todos os seres. Assim, propomos a melhor perspectiva sobre os corpos, através de peças feitas a mão, desenvolvidas a partir desse olhar. Acorrentar nossos corpos com MANA significa ousar valorizá-lo e libertá-lo. Um convite para se amar e emanar!

  • A proposta da Manipura é desenvolver projetos de arquitetura mais sustentáveis, visando sempre o bioclimatismo, oferecendo um melhor conforto ambiental. Inova em técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, respeitando o meio ambiente, utilizando materiais mais naturais e saudáveis para o ser humano. Por que não unir sonho + criação + eficiência + conforto + saúde? A Manipura propõe uma arquitetura de qualidade coerente com a disponibilidade de recursos e com nosso tempo.

  • ON Media Produções ltda é uma distribuidora de conteúdo audiovisual para a televisão, mídias digitais e festivais. A nossa missão é distribuir conteúdos internacionais para exibição no Brasil e conteúdo brasileiro para o mundo, além de desenvolver e apoiar projetos audiovisuais para múltiplas plataformas. Desde 2012, a ON Media realiza distribuição de conteúdo para diversos canais de televisão e curadoria para festivais, no Brasil e na Europa. Distribuímos séries de animação, séries documentais, longas-metragens de ficção e documentários brasileiros.

  • Rainha Crespa é um empreendimento que tem o propósito de oportunizar experiências através dos seus produtos e serviços destinados principalmente às mulheres negras. A marca atua nas áreas de cultura, entretenimento, moda e produção de eventos e educação.

    A empresa teve início em 2014, com a realização da Feira Crespa, evento gratuito que tem como principal mote a valorização da mulher que se identifica como negra e as que são identificadas pela sociedade como negras, e  principais objetivos:  fortalecimento dos afro empreendedores ;  o aumento do repertório dos visitantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história; como também propor a reflexão e debate sobre temas em voga e como os participantes se projetam em diversos cenários. Tudo isso se desdobra em questões relacionais, comportamentais, práticas, no funcionamento político – econômico do nosso país, dentre outras discussões.

  • A Rebuliço é uma produtora/agência que tem como essência a valorização e disseminação da cultura brasileira em diferentes mídias e linguagens. Como produtora, idealiza, viabiliza e executa projetos culturais em Audiovisual, Produção Artística e Eventos. Como agência, presta serviços em Design, Vídeo e Web para artistas e outros clientes da Economia Criativa. O empreendimento tem como principal objetivo colaborar para a criação de um mercado cultural forte, profissional e independente, dialogando com um público amplo e aumentando o consumo da nova produção artística do país.

  • A RioArtExperience é uma agência de turismo receptivo com foco no desenvolvimento do turismo integrado às artes. Influenciada pela experiência de cidades como Nova York, Londres e Roma, busca oferecer ao visitante uma nova forma de turismo cultural, agregando valor à cultura local, desenvolvendo projetos coletivos de forma a divulgar a arte e o artesanato carioca. Trabalhamos para que as experiências sejam únicas descortinando a cidade sob o prisma leve e colorido da arte!

  • A Trella é Comunicação 360°: consultoria e soluções em comunicação realizando, de forma personalizada, o gerenciamento da comunicação – assessoria de imprensa, redes sociais, planejamento de mídia, design, fotografia e audiovisual.

    Em busca dos melhores resultados para nossos clientes, articulamos novas estratégias que fujam de formatos engessados do negócio. A Trella é, por essência: jovem, dinâmica, versátil e empreendedora atendendo no Rio e na Baixada Fluminense.

  • Criamos uma plataforma de fabricação, liderada por uma cooperativa de arquitetos, designers e engenheiros para o desenvolvimento e a realização das soluções inovadoras, com orientações sustentáveis e melhoras socioambientais das pessoas. A plataforma recolhe projetos que apresentam as melhores condições para ser executados e que resolvam de maneira eficaz os objetivos sociais e meio-ambientais. Os projetos serão desenvolvidos e executados por estudantes apoiado pelos líderes na sustentabilidade ligados à plataforma e acompanhados desde a ideia inicial até a sua realização.