Inovação em Turismo de experiência foi o tema da Maratona RJ Criativo – RJ Criativo

Inovação em Turismo de experiência foi o tema da Maratona RJ Criativo

Um hotel que oferece câmeras panorâmicas, ao estilo GoPro, para que seus hóspedes registrem a viagem. Um ônibus turístico anfíbio passeia pelas ruas do Rio e navega pela Baía de Guanabara. Uma companhia aérea permite o embarque de pets na cabine de passageiros. Em apenas um percurso, é possível perceber a abrangência da cadeia produtiva do turismo: são 52 diferentes setores da economia impactados. 

Se antes o turismo dependia dos intermediários tradicionais, o ponto da virada veio com o AirBnb, que inaugurou uma nova forma de hospedagem caracterizada pelo P2P (pessoa a pessoa). Ao conectar anfitrião e hóspede ambos ganharam autonomia e flexibilidade. O turista quer se sentir único. O que ele busca? Como busca? 

48% dos brasileiros usam as redes sociais na etapa de planejamento da viagem (pesquisa Amadeus) e esse número só vai aumentar. Neste contexto, o turismo de experiência se destaca por oferecer uma hiper customização centrada no cliente final. É o restaurante miúdo que ninguém conhece, uma visita à roda de samba com direito a tocar tamborim, um circuito inusitado pelas ruas do Rio… 

Não há dúvidas sobre o potencial do turismo: ele cresceu 2% no ano de 2018, de acordo com o IBGE, e foi responsável por 7,9% do PIB do país em 2017.  A  Maratona RJ Criativo dedicou-se exclusivamente a capacitar e apoiar quem tem uma ideia a ser desenvolvida ou quer saber mais sobre o assunto com conteúdo, dinâmicas práticas e ferramentas. 

Em quatro oficinas que compõem um percurso imersivo, nos inspiramos, entendemos como os dados podem nos ajudar a desenhar experiências turísticas únicas e saber o essencial para botar o bloco (e o roteiro) na rede e na rua.