Maratona Rio Criativo - Gastronomia é tema de 6 oficinas gratuitas para capacitação de empreendedores – Rio Criativo

Maratona Rio Criativo – Gastronomia é tema de 6 oficinas gratuitas para capacitação de empreendedores

Um dos setores mais fortes da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, a gastronomia recebe especial atenção do Rio Criativo, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, pertencente a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi, que tem atualmente seu programa de educação e incubação orientado pelo Templo, hub de inovação da cidade.

Entre os dias 2 e 4 de abril, no auditório da Rua do Catete 243, a equipe do Rio Criativo preparou a Maratona “O Futuro da Gastronomia”. Com seis oficinas gratuitas de muita prática em ferramentas de gestão e de inovação, a intenção é dar as bases para ajudar a tirar as ideias da cabeça e transformá-las em negócio.

Empreender em gastronomia é uma aventura. É um mercado tão fascinante e muito disputado. Nele há espaço pra todo mundo e por isso, quem consegue inovar se destaca, seja no produto, no serviço, na distribuição ou no modelo de negócio. Do restaurante ao salgadinho que só a vovó fazia, saber cozinhar bem não basta para empreender um negócio gastronômico.

A Maratona “O Futuro da Gastronomia” quer ajudar a formar equipes tão eficientes quanto colaborativas, trabalhar o marketing digital, apresentar projetos bem sucedidos de impacto social no setor, como o “Gastromotiva”, que realiza aproveitamento integral dos alimentos; e mostrar como a experiência se tornou a chave para o consumo, trazendo cases de que vem inovando no setor de Alimentos e Bebidas.

Para fazer sua INSCRIÇÃO, clique no TÍTULO DA OFICINA que tem interesse em participar, logo abaixo:

Dia 1 // 02 de abril de 2019

Oficina 1 // 9h – 13h
Da ideia ao negócio com Maiko Pinheiro

Como transformar boas ideias em negócios gastronômicos realmente inovadores? Nessa oficina, vamos entender o que é modelagem de negócios e descobrir como é possível gerar valor e se destacar no mercado de alimentos e bebidas. A partir da sua ideia de produto ou serviço em gastronomia, vamos desenvolver seu modelo, planejar como testá-lo e ir aprimorando ao longo do tempo.

O que você leva?

  • Aprendizado mão na massa sobre como inovar no seu modelo de negócios
  • Estruturação da sua proposta de valor
  • Ferramentas de modelagem (Business Model Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Canvas)

É para quem

  • Empreendedores que desejam inovar em sua proposta e se reposicionar no mercado de A&B
  • Tem curiosidade de entender como empresas de sucesso se diferenciam no mercado

Facilitador: Maiko Pinheiro

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/maiko-pinheiro-b5681a6/

Empreendedor versátil, iniciou a carreira no mercado financeiro – do Banco Brascan ao grupo BRMALLS e, após uma breve passagem pelo terceiro setor, fundou o Curto Café, hoje uma das maiores cafeterias do centro em número de bebidas e em constante transformação. Foi por 3 anos sócio operador da Ziper. Atuou como Coordenador de Negócios do Rio Criativo e atualmente é responsável Head do Templo Coworking. Alia os estudos de Economia, redes distribuídas e desenvolvimento ágil para gerar negócios de alto impacto.

Oficina 2 // 14h – 18h
Formação e desenvolvimento de equipes com João Ricardo Moraes

Como uma equipe pode ser eficiente e colaborativa ao mesmo tempo? É possível inovar com poucas pessoas? Na hora de tocar um negócio de gastronomia, não tem fórmula mágica. Cada vez mais é necessário contar com profissionais que saibam trabalhar de forma horizontal e resolver problemas de maneira rápida. Nesta oficina, você vai aprender a desenvolver uma equipe que não abra mão da eficiência e nem da criatividade e da colaboração na correria do cotidiano, independente do seu tamanho.

O que você leva?

  • Ferramentas para construção de equipes criativas e integradas
  • Processos de treinamento de equipes colaborativas e eficientes
  • Práticas estratégicas de gestão de equipe

É para quem?

  • Empreendedores gastronômicos
  • Donos de bares e restaurantes
  • Profissionais da gastronomia

Facilitador: João Ricardo Moraes

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/joaoricardomoraes/

João Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ, onde foi professor no laboratório de empreendedorismo e ação. Possui larga experiência com produção na área audiovisual, cultural e eventos. Seu primeiro empreendimento foi na área de eventos e bebidas e contabiliza em seu currículo o desenvolvimento de mais de 13 empresas de sucesso. Atualmente presta consultoria na área de gestão, abertura e reformulação de negócios em A&B, além de ser sócio da Ziper. Fundou casas de sucesso como Cafofo Pub e Formato Vino & Forneria.

Dia 2 // 03 de abril de 2019

Oficina 3 // 9h – 13h
Empreendendo um micronegócio gastronômico e gerindo recursos com Ariella Braz

Empreender é um caminho muitas vezes mais difícil para quem está sozinho. Segundo relatório internacional da Global Entrepreneurship Monitor, 53% dos brasileiros são microempreendedores individuais. Para esses profissionais, que sabem como poucos improvisar, é um desafio ter tempo para organizar os recursos. Nesta oficina, você vai aprender a planejar, controlar e criar estratégias para aproveitá-los de forma eficiente e sustentável.

O que você leva?

  • Ferramentas de estruturação e gestão de micronegócios
  • Práticas de organização do tempo e produtividade
  • Aprendizado sobre gestão de estoque, dinheiro e pessoas

É para quem

  • Microempreendedores individuais em gastronomia (do salgadinho ao buffet)
  • Donos de food trucks, serviços de entrega e trabalhadores ambulantes
  • Quer começar e não sabe por onde

Facilitadora: Ariella Braz

Natural de Goiânia (GO), é advogada e atriz de formação. Mudou-se  para o Rio e resolveu se aventurar pelo mundo do empreendedorismo quando conheceu a produção de cogumelos de uma fazenda em Itamonte, na Serra da Mantiqueira. De amigo em amigo, foi trazendo o produto e com sua equipe construiu uma rede de consumidores apaixonados pela produção agroecológica e sustentável. O que era o clube de assinaturas COGU ganhou também um food truck personalizado e hoje participa de vários eventos importantes pela cidade.

Oficina 4 // 14h – 18h
Gastronomia social com Samantha Souza

É possível ter um negócio gastronômico rentável e impactar socialmente ao mesmo tempo? Além de gerar lucro para o empreendedor, a gastronomia pode ser uma ferramenta para combater a fome, a pobreza e o desperdício. Nesta oficina, você vai conhecer os princípios da gastronomia social, aprender a gerar impacto não só para o consumidor, mas também para sua equipe e o lugar do seu negócio, reaproveitando resíduos, se articulando com outros empreendedores e gerando renda.

O que você leva?

  • Conhecimentos sobre gastronomia social
  • Soluções sustentáveis e rentáveis para reaproveitar resíduos
  • Práticas inovadoras no cotidiano da cozinha
  • Metodologia educacional e de impacto social por meio da gastronomia

É para quem?

  • Empreendedores criativos e sociais
  • Gerentes de bares e restaurantes
  • Quer impactar socialmente através da comida que faz

Facilitadora: Samantha Souza

Nasceu e cresceu na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Estudou História e mais tarde fez Mestrado em História Social da Cultura. Durante três anos, trabalhou com projetos na área da Cultura, mas em 2013 conheceu o projeto Refettorio Gastromotiva e se apaixonou pelo trabalho social. Seu primeiro envolvimento ali  foi como educadora, ministrando as aulas de cidadania aos estudantes. Ao longo do tempo, tornou-se coordenadora pedagógica, e hoje é Gerente de Impacto Social e principal responsável pela gestão do projeto Refettorio Gastromotiva.

Dia 03 // 04 de abril de 2019

Oficina 5 // 9h – 13h
Marketing digital para gastronomia com Douglas Bastter

Nesta oficina, você vai aprender a criar conteúdo digital relevante e criativo, desde o planejamento à análise de métricas e resultados. Com dicas práticas, referências teóricas e cases inovadores, passaremos pelas várias etapas de uma estratégia de comunicação e marketing digital aplicada a negócios e marcas em gastronomia.

O que você leva?

  • Estruturação de uma estratégia de comunicação
  • Ferramentas de planejamento e análise de métricas

É para quem?

  • Empreendedores gastronômicos
  • Sabe fazer mas não sabe comunicar

Facilitador: Douglas Bastter

Co-fundador da Agência trustme e com 10 anos de atuação no mercado de comunicação, é apaixonado por marcas. Defende que as marcas precisam ouvir, sentir, pensar, agir, falar e entender as aspirações dos clientes para poderem agregar valor à uma experiência positiva que permita que mais e mais pessoas se apaixonem pela essência do negócio. E como essa filosofia foi responsável pela criação de mais de 50 marcas no mercado, dentre negócios tradicionais, ONGs, startups e negócios sociais. Passou pela AIESEC Brasil, como gestor de parcerias institucionais, Grupo Macro e Instituto Noos, sendo responsável pelo planejamento estratégico, marketing, novos negócios e mídias sociais. Possui experiência internacional na DDB Moçambique onde atuou como produtor de eventos e ativação promocional, atendendo marcas como MCEL, Vodacom, Standard Bank, BCI, LAM, Dunhill, entre outras e como produtor de programas de TV como BCI Mozambique Music Awards, Vodacom Mozambique Fashion Week, Vodacom Mamanas e Melhores Marcas de Mozambique. Foi também apresentador do Programa Embranco na Rádio Roquette Pinto (94,1 FM), primeiro programa de empreendedorismo das rádios cariocas. Atualmente é fundador da startup Brainds.

Oficina 6  // 14h – 18h
Laboratório de cases inovadores no mercado de A&B com Rafaela Gontijo

Quais são as tendências no mercado de alimentos e bebidas? E no comportamento dos consumidores? Vamos apresentar casos inovadores brasileiros e internacionais e entender os principais movimentos do mercado, como sharing food, house of food, dineer, urban farmacy, entre outros. Você vai se inspirar a partir do cenário atual e transformar seu produto ou serviço em uma experiência inovadora!

O que você leva?

  • Tendências no mercado de Alimentos & Bebidas
  • Visão sobre o novo comportamento do consumidor
  • Cases inovadores para inspirar o seu negócio
  • Ferramentas para transformar seu produto ou serviço em uma experiência inovadora

É para quem?

  • Empreendedores e atores no mercado de A&B que desejam inovar em seus negócios
  • Para quem se interessa pelas últimas tendências do mercado
  • Para quem se interessa por comportamento humano e hábitos de consumo

Facilitadora: Rafaela Gontijo

Empresária do setor de Alimentos & Bebidas, Rafaela Gontijo é mineira, filha de fazendeiros e fundadora da NUU, empresa de pão de queijo. Analista internacional, trabalhou em multinacionais como Johnson & Johnson e World Trade Center entre Brasil, Estados Unidos e Europa para enfim empreender na terra onde nasceu. Acredita que a origem é o destino.

Ativação de marca

Análise sensorial (experiências) com Liquefeito e Gastromotiva. Simulação de criação de campanha de marketing de um negócio gastronômico com Trustme.