Maratona RJ Criativo em Bangu. – RJ Criativo

Maratona RJ Criativo em Bangu.

O RJ Criativo retorna a Zona Oeste, agora em Bangu, para abordar a cadeia produtiva da Economia Criativa. A Economia Criativa é baseada no capital intelectual e cultural, onde a criatividade dá origem a bens, produtos e serviços que possuem alguma inovação seja no processo de produção, na forma como chegam ao público-alvo ou no modelo de gestão. A indústria chamada criativa incentiva a criação de empregos e a geração de renda ao mesmo tempo em que favorece a diversidade cultural, o desenvolvimento humano e a preocupação com a sustentabilidade.

O Rio de Janeiro tem um papel muito relevante na Indústria Criativa Brasileira. De acordo com a FIRJAN (dados de 2017) é o estado que tem maior participação de empresas criativas em sua economia: a cada 20 estabelecimentos fluminenses 1 têm a criatividade como principal insumo de produção (5,6% de participação de empresas criativas no total da economia no RJ frente a 3,8% no Brasil). Isso corresponde a 25 mil empresas criativas no estado do Rio de Janeiro. Em termos de PIB, o Rio também se destaca: as empresas criativas produzem o equivalente a R$ 24,8 bilhões de reais, o que significa que 3,8% de toda a riqueza gerada no estado é proveniente de empresas criativas. Essa é a 2ª maior participação, atrás apenas do estado de São Paulo (3,9%).

As viabilidades para os empreendimentos criativos são crescentes, mas o mercado ainda precisa ser desenvolvido e estimulado. Por outro lado, os empreendedores talentosos precisam assumir que suas atividades são pequenos negócios, carentes de estruturação e qualificação. Para empreender na Economia Criativa fluminense, é preciso focar na criação de experiências para o cliente e na formação dos profissionais, no diferencial competitivo de quem hoje produz figurinos, esculturas, design de joias, moda e produtos em geral, e acima de tudo refletir sobre o processo criativo e o uso de novos elementos para geração de bens, serviços e produtos.

Se liga no que o RJ Criativo preparou para você!

Acesse AGENDA e faça sua inscrição! 

Entrada Gratuita
Local: Cassino Bangu. Rua Fonseca, 534 – Bangu, Rio de Janeiro.
Data: 03,04 e 05 de dezembro