O futuro da Música é o tema da próxima Maratona e quatro oficinas gratuitas vão ajudar profissionais do cenário musical – Rio Criativo

O futuro da Música é o tema da próxima Maratona e quatro oficinas gratuitas vão ajudar profissionais do cenário musical

Depois de passar por anos de queda e uma revolução na forma de distribuição, o mercado da música vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, as receitas relacionadas subiram 9,7% no mundo. No Brasil, esse número é ainda mais significativo – 15,4% – e faz com que o país ocupe a 9a posição no ranking global. Além da explosão do streaming, que se consolidou como a maior fonte dessas receitas, cada vez mais os modelos de negócio vêm se diversificando.

As oportunidades dentro desta cadeia produtiva estão distribuídas em 14 atividades econômicas, abrangendo direitos autorais, show business, produção e distribuição fonográfica. Não é à toa que, atualmente há mais de 90 mil pequenos negócios formalizados operando no mercado da música no Brasil.

Neste cenário, há cada vez mais espaço para autores, artistas, técnicos, produtores, empresários, gestores, comunicadores. Esta cadeia de pessoas, processos, produtos e serviços – além do público consumidor – forma o que se chama mercado da música, que gera renda e emprega milhares de pessoas no mundo inteiro.

De 20 a 23 de maio, a Maratona Rio Criativo “O Futuro da Música” propõe quatro oficinas mão na massa para a área. Profissionais inovadores vão ajudar você a conhecer melhor seu negócio e torná-lo interessante e visível para o seu público-alvo. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Inscreva-se nas oficinas e comprove tudo isso!

Para fazer sua INSCRIÇÃO, clique no TÍTULO DA OFICINA que tem interesse em participar, logo abaixo:

 

Oficina 1 (20 de maio) // 17h – 21h
Tendências da música na era digital com Arthur Marques 

A era digital mudou a forma de produzir, distribuir e consumir música. O streaming é uma das bases dessa transformação. Álbuns produzidos por softwares com inteligência artificial, videoclipes em realidade virtual e concertos holográficos também já são realidade. Mas o que tudo isso tem a ver com seu negócio? Vamos apresentar casos inovadores, entender como essas mudanças se manifestam no mercado da música e mostrar como empreendedores e produtores culturais podem se beneficiar neste cenário.

O que você leva?

  • Conhecimento sobre tendências no mercado da música;
  • “Insights” sobre comportamento do consumidor;
  • Cases inovadores para inspirar o seu negócio.

Para quem é?

  • Empreendedores (produtores, gestores de espaços culturais, músicos, técnicos) que desejam inovar em seus negócios;
  • Para quem se interessa pelo mercado da música e suas últimas tendências;
  • Para quem se interessa por comportamento humano e hábitos de consumo.

Facilitador: Arthur Marques

Formado em Cinema pela Universidade Federal do Espírito Santo, produtor e compositor com dois projetos indicados ao Grammy Latino 2018. Trabalhou em músicas de artistas nacionais e internacionais como Pabllo Vittar, Anitta, Iza, Major Lazer e Charli XCX. Gerente artístico da distribuidora digital de música Altafonte.

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/arthur-marques-b0934770/

 

Oficina 2 (21 de maio)// 17h – 21h
Estratégia e planejamento de negócios no mercado da música com Djoser Botelho

Quem é músico se garante no feeling e no improviso . Quem é produtor também. Mas como você transforma tudo isso em negócio? Modelos de negócio inovadores são responsáveis pelo crescimento sustentável de empresas criativas ao redor do mundo. Como seu negócio gera, captura e entrega valor? Nesta oficina, você vai entender sua proposta de valor e aprender a modelar o seu negócio de forma ágil.

O que você leva?

  • Ferramentas de modelagem de negócios (Business Model Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Canvas);
  • Aprendizado sobre definição de missão, visão e valores;
  • Ideias para monetizar o seu negócio.

Para quem é?

  • Produtores e empresários culturais e musicais;
  • Gestores de espaços culturais e casas de shows/casas noturnas;
  • Quem está começando e quer pensar seu negócio de forma estratégica;
  • Empreendedores que ainda não sabem como tornar seu negócio financeiramente sustentável.

Facilitador: Djoser Botelho

Produtor, articulador e parceiro de dezenas de grupos e bandas aclamadas da cena atual da música brasileira. Trabalha há 10 anos planejando métodos de desenvolvimento da cena artística independente no Rio de Janeiro, como a da rede das Rodas Culturais, movimento de eventos em espaço público que aqueceu a cena urbana no país. Nos últimos 3 anos construiu o plano de negócio e o desenvolvimento de conteúdos da gravadora 1Kilo, empreendimento periférico e sem recursos que teve um crescimento histórico, ficando 3 meses com a música mais tocada do Brasil no Spotify. Participou de fóruns internacionais de music business e digital music pela Europa. Hoje está 100% focado na construção de um selo musical exclusivo para artistas de recortes periféricos sociais e desenvolvendo pesquisas sobre o momento do mercado da música.

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/djoserbotelho/

 

Oficina 3 (22 de maio) // 17h – 21h
Sound, music e artistic branding com David Bessler 

Como fazer a música estar alinhada ao branding da sua marca? Nesta oficina, você vai aprender a criar pontos sonoros de contato e playlists alinhados ao branding da sua marca, além de descobrir como um grande artista se torna uma marca única. A partir destas ferramentas, você vai aprender a definir um posicionamento e ideais em um DNA musical personalizado.

O que você leva?

  • Entendimento sobre a relação entre a música e sua marca;
  • Aprendizado sobre criação de arquétipos musicais e playlists;
  • Criação dos pontos sonoros de contato do seu negócio.

Para quem é?

  • Gestores de lojas e marcas que desejam criar uma personalidade musical;
  • Produtores e empresários culturais e musicais;
  • Artistas que precisam encontrar o seu lugar entre tantos concorrentes.

Facilitador: David Bessler

Compositor, produtor musical e empreendedor da indústria criativa. Com formação em música erudita, produziu o primeiro disco para uma grande gravadora aos 21 anos. Longe da música por quase 10 anos, foi redator publicitário em agências como Wieden+Kennedy e DM9, criando campanhas nacionais e internacionais para marcas como Nike e Absolut Vodka. Também escreveu e foi um dos apresentadores do seriado “Pedidos Incríveis” na Fox. A formação híbrida entre música e contar histórias acabou culminando em seu foco atual: trilha sonora e sound branding. Atualmente, é produtor associado na Supersonica (www.supersonica.tv). David já compôs para artistas como Nando Reis, Arlindo Cruz, Marcelo Adnet, para o seriado O Mecanismo e desenvolveu o projeto de identidade sonora de marcas como Vale e SumUp.

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/david-bessler-81285511/

 

Oficina 4 (23 de maio) // 17h – 21h
Marketing para artistas e eventos com Mariana Naegeli 

Como atrair os fãs e engajar seu público? A partir de estudos de mercado e do seu público-alvo, uma estratégia de marketing eficiente ajuda a viralizar a sua música ou a lotar o seu evento. Nesta oficina, você vai aprender a criar conteúdo digital relevante e criativo, desde o planejamento à análise de métricas e resultados. Com dicas práticas, referências teóricas e casos inovadores, passaremos pelas várias etapas de uma estratégia de comunicação e marketing digital aplicada a negócios e marcas na música.

O que você leva?

  • Estruturação básica de uma campanha de marketing musical;
  • Ferramentas de planejamento e análise de métricas.

É para quem?

  • Produtores culturais e musicais;
  • Profissionais de marketing de artistas e eventos;
  • Sabe fazer, mas não sabe comunicar.

Facilitador: Mariana Naegeli

Mariana Naegeli é publicitária, formada pela PUC-Rio com especialização em Empreendedorismo e Digital Marketing Analytics pelo MIT Sloan Executive Education. Hoje é produtora executiva e sócia da Machinna, agência de entretenimento ao vivo e estratégia de mídia digital para artistas. Trabalhou com grandes artistas do Brasil e do Japão como Tribalistas, Mr. Catra e Hyde e produziu mais de 300 eventos, dentre os quais: show do RBD no HSBC arena, eventos de promoção das Olimpíadas do Japão de 2020 durante as olimpíadas do RIO em 2016, Tekiller, Arcade on Fire, BlueFish Festival, etc. Atuou também como consultora em análise de mercado de entretenimento ao vivo para grandes marcas como Oi, UFRJ, Nintendo, Dentsu, Nikon.

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/mariananaegeli