Inscreva-se na Maratona: Captação de Recursos - novas formas de financiamento – Rio Criativo

Inscreva-se na Maratona: Captação de Recursos – novas formas de financiamento

A realização criativa muitas vezes esbarra na falta de recursos para viabilizá-la e, não raro, ideias incríveis não conseguem sair do papel. Sabemos que tirar um negócio do zero ou mantê-lo requer suporte e recursos. Ainda bem que novas formas e ferramentas podem mudar esse cenário, permitindo concretizar ideias em projetos, projetos em produtos e serviços de forma relativamente rápida e efetiva.

Chegamos à última Maratona Rio Criativo em 2018 trazendo uma narrativa nas oficinas que vai dar suporte, esclarecer e contribuir para que o empreendedor criativo consiga juntar pessoas, levantar dinheiro e realizar ideias. Vamos juntos pensar sua empresa/negócio/projeto e as formas de captação mais adequadas. Do Financiamento coletivo, editais e leis de incentivo; doações com desconto no Imposto de Renda à várias opções para o empreendedor criativo. Vem com a gente!

 

Para fazer sua inscrição, clique no título da oficina que tem interesse em participar, logo abaixo:

 

Dia 1:

11/12 – 9h às 18h

Mesa de abertura: Financiamento público e privado. Precisamos falar sobre e Oficina Financiamento coletivo, leis de Incentivo e editais com Ingrid Reis

Sobre os participantes da mesa:

Diogo Oliveira, diretor do Rio Criativo:

Especialista em Gestão Cultural, técnico em Produção Cultural e de Eventos, graduado em Gestão de Eventos. Experiência em gestão de projetos, programas e eventos no âmbito cultural e da economia criativa. Responsável pela formulação e acompanhamento de editais, licitações, frameworks e contratos. Experiência no diagnóstico e assessoria para desenvolvimento de startups da economia criativa. Atuação na gestão de equipamentos culturais, incubadora e espaço de coworking. Amplo conhecimento de trâmites administrativos no setor público.

Gintonica, plataforma incubada pelo Rio Criativo:

Startup de marketing cultural que usa inteligência de dados para aproximar    artistas, público e marcas patrocinadoras. Faz conexão entre produtor e patrocinado.

Sobre a oficina de Financiamento coletivo, leis de Incentivo e editais com Ingrid Reis – 11h às 18h (com intervalo para almoço das 13h às 14h)

O que é?

Nesta oficina vamos abordar quais os mecanismos disponíveis para acessar recursos que viabilizem seu projeto ou negócio. Abordaremos as campanhas de financiamento coletivo, compreendendo o que são e como montá-las e falaremos sobre as leis de incentivo e os editais.

O que você leva:

  • Conhecimento sobre as oportunidades de financiamento que estão surgindo para economia criativa;
  • Conteúdo sobre financiamento coletivo;
  • Entendimento básico sobre o funcionamento das leis de incentivo e editais.  

É  para você que:

  • Que busca formas de tirar seu projeto do papel sem ter recurso financeiro próprio;
  • Que quer fazer um financiamento coletivo para viabilizar seu projeto;
  • Que deseja compreender melhor como projetos podem ser financiados através das leis de incentivo;
  • Que acha que seu projeto pode se encaixar em algum edital em aberto.

Sobre o facilitador:

Ingrid Reis é assistente social, especialista em Sociologia e Saúde pela Universidade de Medicina do Porto.Atuando há mais de 15 anos em programas e projetos no Terceiro Setor, possui vasta experiência na gestão técnica e financeira de projetos com foco no desenvolvimento de trabalhos nas áreas de mobilização, desenvolvimento local, monitoramento e avaliação de projetos e no desenvolvimento de iniciativas socioculturais, educativas e de Responsabilidade Social, no setor público, privado e em organizações da sociedade civil. Em 2018 foi selecionada pelo Ministério da Cultura como uma das empreendedoras da Indústria Criativa para o MICBR.

 

Dia 2

12/12​ –  11h às 18h 

Preparando sua empresa para investidores com Eduardo Nogueira

(com intervalo para almoço das 13h às 14h)

O que é?

Preparando sua empresa para o investimento é uma oportunidade para entender o papel do investimento no sucesso de um negócio e também uma reflexão sobre sua real necessidade em cada estágio de desenvolvimento do projeto.

O que você leva:

  • Entender os níveis de investimento e a hora certa de buscar cada um;
  • Saber como estruturar uma proposta para investidores;
  • Como fazer um pitch para investidores;
  • Saber o que colocar no seu projeto para atrair a atenção de um investidor.

É para você que:

  • Está interessado em empreender e que espera encontrar um parceiro de investimentos para alavancar seu negócio.

Sobre o facilitador:

Profissional de Marketing e Negócios com mais de 30 anos de experiência, tendo passagens por empresas de grande porte industrial e de serviços. Atuou em consultoria e como docente por quase 20 anos. Está no ecossistema de empreendedorismo, inovação e investimento desde 2010. Começou a atuar como mentor de negócios em 2012. É empreendedor do tipo “bandeirante”. Desenvolveu habilidades e competências de liderança de equipes multidisciplinares, planejamento, gestão de projetos e negociação.
Dia 03

13/12 – 11h às 18h

Pitching, Vendas B2B e técnicas  de negociação com Maiko Pinheiro

(com intervalo para almoço das 13h às 14h)

O que é?

Negociar é alinhar expectativas, obtendo a satisfação de dois lados. Mas resolver conflitos e superar impasses é uma arte que vai além de contratos assinados.

Você vai aprender a negociar sua ideia, projeto ou produto com um investidor, um fornecedor, um cliente ou um parceiro, utilizando a percepção que tem de si próprio e do ‘outro’. Também vai reconhecer a diferença entre uma relação transacional ou colaborativa,  aprender sobre a negociação ganha-ganha e a identificar a linguagem adequada para cada situação. As noções de ética e clareza nas relações serão fundamentais nessa oficina.

O que você leva?

  • Ferramentas para mapear perfil e empatizar com seu público-alvo;
  • Fundamentação sobre a natureza da negociação;
  • Habilidade na gestão de conflitos, entendendo-os como oportunidade;
  • Conhecimentos sobre a comunicação verbal e não verbal.

É para quem?

  • Para quem se interessa pelo comportamento humano;
  • Para quem tem algo para vender, seja um produto, serviço, projeto ou a si mesmo;
  • Para empreendedores, líderes ou gestores; gerentes, supervisores, encarregados, compradores, vendedores;
  • Pra você que não entendeu nada, mas quer passar a entender 😉

Sobre o facilitador

Maiko Pinheiro, um empreendedor versátil, iniciou a carreira no mercado financeiro, mais precisamente no Research e Análise de Risco do Banco Brascan, migrou para o financeiro da BRMALLS e após uma breve passagem pelo terceiro setor, fundou o Curto Café, que hoje é uma das maiores cafeterias do centro em número de bebidas e em constante transformação, foi por 3 anos sócio operador da Ziper, e é o atual coordenador de negócios do Rio Criativo a incubadora de negócios de economia criativa do Rio de Janeiro, Alia os estudos de Economia, Redes distribuídas e desenvolvimento ágil para desenvolver novas realidades e gerar negócios de alto impacto.

Local: Sede Rio Criativo
Endereço: Rua do Catete, 243 – Catete.
Data: 11, 12 e 13 de dezembro
Horário: das 11 às 18h
Entrada: Gratuita
Mais informações: (21) 2216 8500 Ramal 239
<maratonas@riocriativo.com>