Gestão em Economia Criativa: Empreendedor e/ou Criativo? – Rio Criativo

Gestão em Economia Criativa: Empreendedor e/ou Criativo?

Bem vindo à Economia Criativa, que, com seus 21 setores de inovação, é a principal ligação entre a cultura, a economia e a tecnologia! O mundo digital desenvolveu novos estilos de trabalhar. Interessado em fazer seu sonho acontecer, você parte para o mercado, livre, leve e solto. Essa Maratona é um guia mão na massa entre a ideia e a prática para seu empreendimento. Há um longo e fascinante caminho a ser percorrido. Você está preparado?

Uma das coisas que difere a indústria tradicional da Economia Criativa é a velocidade com que é automatizada. Com a automação, ficamos tão eficientes que  temos menos empregos formais e menos renda. O processo vem se dando de forma exponencial por todo o mundo. Os setores da Economia Criativa estão menos suscetíveis a este tipo de automação braçal e intelectual que os demais setores, uma vez que dependem da capacidade humana de produzir novas ideias.

É aqui que a Economia Criativa se torna a principal forma de geração de valor para a sociedade, transformando a maneira como podemos produzir, consumir e aprender. Com a terceirização de tarefas aos robôs, cabe à humanidade criar novos tipos de trabalho, adiantar problemas do futuro, criar conteúdo e desenvolver as artes.

 

Para fazer sua inscrição, clique no título da oficina que tem interesse em participar, logo abaixo:

 

::PROGRAMAÇÃO::

Dia 1

23 de Outubro // 9h30 às 13h30

O novo mercado criativo: onde estamos, para onde vamos com Caio Figueiredo

Ok, sabemos que o emprego tal qual como conhecemos não lhe cabe. Onde está o futuro do para o empreendedor e criativo? Quais são as habilidades e competências que você deve desenvolver no século XXI? As oportunidades no mercado criativo estão surgindo, e aqui são apresentadas por quem entende do riscado.

O que você leva

  • Conteúdo sobre inovação;
  • Conhecimento sobre as oportunidades que estão surgindo na economia criativa
  • Um novo olhar sobre o tema “futuro do trabalho”

 

É  pra você

  • Que sonha em empreender e não sabe por onde começar
  • Quem entende inovação como algo distante da sua realidade
  • Que está empregado e doido para mudar o status para empreendedor

Sobre o facilitador:

Diretor de Arte com mais de 15 anos em criação publicitária, dentro de grandes agências nacionais e multinacionais: Publicis, NBS, DPZ, LewLara/TBWA (SP, London, Amsterdam), F/Nazca Saatchi & Saatchi.  Já atendeu marcas como Nissan, Absolut Vodka, Adidas, Oi, Chevrolet, Coca-Cola, Pedigree, Petrobras, Unimed-Rio e Rio 2016. Há 4 anos é Sócio Fundador do CAMPO e dedica-se a empreender no mercado criativo.

23 de Outubro // 15h às 19h

Manda jobs: vivendo de freela com Gustavo Joppert

Menos estabilidade pode significar mais qualidade de vida, com mais ou menos dinheiro, dependendo da maneira como você conduzir seu empreendimento. Do marketing pessoal à precificação, nessa oficina você desenvolve a capacidade de viver como freelancer dentro dos parâmetros do mercado.

O que você leva

  • Estruturação da sua proposta de valor
  • Mais agilidade e foco no seu propósito
  • Conhecimento sobre a real situação no mercado de freelancers

 

É  pra você

  • Interessado em desenvolver negócios que gerem lucro
  • Que odeia a ideia de viver atrás de uma mesa de trabalho e quer ser freela na vida
  • Ferramentas que ajudem a tornar a vida do freela mais viável economicamente

Sobre o facilitador:

Joppert é empreendedor desde seus 12 anos de idade. Criou negócios e iniciativas como jornais online e offline, aulas online, varejo online, agência de publicidade, duas casas colaborativas, uma boate por acidente e um laboratório pop up Maker.  De grandes empresas do seguro e do mercado financeiro a empresas sociais, trabalhou como consultor em gestão, marketing e facilitação de processos criativos. Atualmente é consultor e atua em inovação e marketing digital junto ao grupo Templo.

Dia 2

24 de Outubro // 9h30 às 13h30

Gestão de Projetos Criativos com Julia Bessler

“Sou artista, não sou de negócios”. “Sou de humanas e não faço contas”. “Não dá pra ter um cronograma e preço fixo em trabalho criativo”. “Meus clientes não me entendem”. Se você se identifica com essas frases, venha desmistificar ideias associadas à criação e debater sobre como ser empreendedor e criativo, desenvolvendo a praticidade necessária aliada à necessidade de inspiração.

O que você leva

  • Estratégias adequadas para soltar seu potencial criativo
  • Ferramentas que auxiliam de fato a gestão do negócio
  • Criação de um modelo de negócios focado no seu propósito de vida

 

É  pra você

  • Estudantes e jovens empreendedores interessados em dar o primeiro passo rumo a um negócio criativo – e lucrativo!
  • Artistas, designers e gente de “’Humanas”
  • Que já tem um negócio criativo que não vai bem e não tem a mínima ideia do que está fazendo de errado com ele

Sobre o facilitadora:

Consultora e educadora em inovação e branding. Designer (ESDI), especializada em Antropologia e Mídias Sociais, trabalhou no estúdio Zago, NY (lançamento da FOX no mercado mobile; design/estratégia para a ONU, vencedora do Type Directors Club Award). Foi Consultora de Novos Negócios na Cria Global (Coca-Cola, Tim, Whirlpool). Mudou-se para SP, atuando como Líder de Projetos de pesquisa e inovação na Insitum (Honeywell, Kimberly-Clark, Samsung); Gerente de Inovação da Accenture Interactive (UX, Marketing Digital, Omnichannel) e Experience Leader na Thoughtworks, com visão centrada no cliente e resultados de negócios mensuráveis.

 

24 de Outubro // 15h às 19h

Gestão de Pessoas: formação e desenvolvimento de equipes criativas com Guto Gutierrez

O objetivo dessa oficina é abordar os conteúdos e processos que permitem a criação e a manutenção de uma equipe de trabalho entrosada e capaz de aprender e se desenvolver junta. Novas práticas de gestão vêm sendo praticadas no mercado. Vamos trabalhar aspectos da aprendizagem de adultos, dinâmicas de comunicação e feedback e definição de acordos coletivos.

O que você leva

  • Métodos de Gestão de Projetos que auxiliam o trabalho em coletividade e colaboração
  • Ferramentas de Gestão de Equipes: Gestão ágil, Google drive e outras
  • Direcionamento sobre como mobilizar pessoas interna e externamente

 

É  pra você

  • Empreendedor que lidera equipes no trabalho
  • Que atua com grupos criativos (e naturalmente indisciplinados) no dia a dia
  • Que quer melhorar a relação com seu chefe sugerindo métodos ágeis e gestões horizontais e colaborativas

Sobre o facilitador:

Educador, consultor e facilitador de processos. Há 13 anos Guto atua profissionalmente com desenvolvimento organizacional, programas de aprendizagem e inovação social, pesquisando e criando espaços de reflexão e diálogo que estabelecem vínculos e fortalecem relações. Vem transformando seu olhar e atuação no mundo a partir do estudo da Fenomenologia de Goethe e colabora com organizações que atuam em rede, com foco em aprendizagem criativa, como Perestroika, CoCriar, Instituto Pares e Art of Hosting Network. É biólogo, adora cozinhar, andar descalço e apreciar a natureza, ouvir e contar histórias, conhecer pessoas e aprender coisas novas.

 

Dia 3

25 de Outubro // 9h30 às 13h30

Gestão do Tempo e Produtividade : aprendendo a gerir você mesmo com Erik Rodrigues

Autogestão é coisa das mais difíceis quando você está no bloco do eu sozinho. Como encontrar formas de disciplinar seu tempo e produtividade?  Numa abordagem prática sobre gestão de tarefas e resolução de problemas, praticaremos ferramentas para hackear os próprios hábitos e vícios para começar algo novo e, mais importante, terminar também.

O que você leva

  • Ferramentas de fácil aplicação para ajudar na gestão de tarefas: Trello, Pomodoro, Kanban, Toggl, Evernote
  • Exercícios para mudar Hábitos, Rotinas e Práticas de Corpo e Mente, relacionados aos problemas de produtividade do século XXI
  • Novas formas de organização no trabalho, para não se perder consigo mesmo

 

É  pra você

  • Estudantes em época de vestibular e universitários
  • Freelancers, empreendedores da área criativa e artistas,
  • Profissionais de todas as áreas e pessoas que desejam sair do ciclo “atualiza, curte, compartilha” e colocar seus planos em ação.

Sobre o facilitador:

Pesquisador independente e organizador de comunidades. Fellow da Escola Sul de Governança de Internet e gerente de projetos em startups e organizações sem fins lucrativos com foco em novos modelos de governança. Atualmente ocupa o cargo de líder de comunidade no projeto DAOstack – governança descentralizada em escala no blockchain.

Foi facilitador de comunidade, gerente de projetos de consultoria estratégica e consultor de design organizacional no TEMPLO; e das oficinas de Organização e Produtividade e Desenvolvimento de MVPs para o Rio Criativo e Instituto Gênesis.

 

25 de Outubro // 15h às 19h

Organização e Controle Financeiro com Ingrid Reis

Não há resposta pronta sobre como tornar viável economicamente empreendimentos criativos, mas sabemos que sem planejamento, organização e controle financeiro nenhuma ideia vai adiante. Essa oficina vai ajudar você na execução de estratégias para encontrar equilíbrio financeiro.

O que você leva

  • Um novo olhar para seus recursos
  • Metodologias e ferramentas de melhores práticas financeiras
  • Organizar melhor seu controle diário/mensal/anual com métodos Ágeis

 

É  pra você

  • Empreendedores criativos que desejam melhorar sua organização financeira
  • Que tem algo para vender, seja um produto, serviço, projeto ou a si mesmo;
  • Para empreendedores, líderes ou gestores; gerentes, supervisores, encarregados, compradores, vendedores;
  • Que não entende nada de finanças, mas quer passar a entender 😉

Sobre o facilitador

Ingrid Reis é assistente social, especialista em Sociologia e Saúde pela Universidade de Medicina do Porto e mestranda na mesma universidade. Atuando há mais de 15 anos em programas e projetos no Terceiro Setor, possui vasta experiência na gestão técnica e financeira de projetos com foco no desenvolvimento de trabalhos nas áreas de mobilização, desenvolvimento local, monitoramento e avaliação de projetos e no desenvolvimento de iniciativas socioculturais, educativas e de Responsabilidade Social, no setor público, privado e em organizações da sociedade civil.

 

Parceiros e Apoios:

Design Linhadas // Faculdade Celso Lisboa – Núcleo de Empreendedorismo.

Balcão Empreendedor: SEBRAE // Shell Iniciativa Jovem // Projeto RUAS // We Light // Projeto Dorothy // Hub Novas Economias.

Maratona Rio Criativo – Rio de Janeiro

Data: 23, 24 e 25 de outubro

Horário: 9h30 às 19h

Entrada: Gratuita

Local: Faculdade Celso Lisboa – Rua 24 de Maio, 797. Engenho Novo

Inscrições: www.riocriativo.com