A Caravana Identidade e Inovação em negócios vai chegar em Mangaratiba, inscreva-se! – RJ Criativo

A Caravana Identidade e Inovação em negócios vai chegar em Mangaratiba, inscreva-se!

Privilegiada por sua vocação natural para o turismo, Mangaratiba – localizada na região Sul Fluminense – é o portão de entrada da Costa Verde. Com suas 30 praias distribuídas ao longo de quase 50 quilômetros de orla, somente no continente, sem contar as inúmeras ilhas, o município conquistou status por seu patrimônio histórico e se fortaleceu como destino náutico e de veraneio. Com tantos privilégios naturais que a colocam em lugar de destaque, Mangaratiba atrai pelas oportunidades de negócios que oferece a empreendedores dispostos a inovar com seus produtos e serviços na região. É por seu potencial de se transformar num importante polo de criação que o município foi escolhido para receber, de 28 a 30 deste mês, na Fundação Mário Peixoto, a Caravana Identidade e Inovação em Negócios na Costa Verde do projeto Rio Criativo.

A Caravana levará para a Costa Verde seis oficinas com muita mão na massa e exercícios práticos.  Profissionais qualificados e com expertise em diferentes segmentos de mercado foram convocados para orientar empreendedores locais a gerar renda a partir da criatividade e entender como comunicar seu negócio de forma assertiva. As inscrições são gratuitas, mas cada oficina só acolherá até 100 participantes.

Inscreva-se nas oficinas e comprove tudo isso!

Para fazer sua INSCRIÇÃO, clique no TÍTULO DA OFICINA que tem interesse em participar, logo abaixo:

Oficina 1 // 9h – 13h
A Costa Verde como marca com Ana Cotta

Lugares são como marcas. Países, estados e cidades precisam criar imagens condizentes com suas experiências para atrair turistas e investimentos. O termo ‘Place Branding’ quer dizer a gestão da marca de um lugar.  Nesta oficina, será trabalhada a identidade da Costa Verde, pensando nos principais atributos da região a partir de quem vive o seu cotidiano. Serão revistos estereótipos, atributos, slogans, logomarcas, cores, storytelling (narrativas) e aprendizado das redes sociais a seu favor.

O que você leva?

  • Capacidade de usar assertivamente a história de lugares e empreendimentos
  • Relacionar ganhos mútuos entre cidades e seus negócios
  • Uma rede de contatos com outros empreendedores locais

Para quem é?

  • Empreendedores criativos e sociais da região
  • Para quem se interessa por construção de marca e storytelling (narrativa)
  • Para você que não entendeu nada, mas quer passar a entender

Facilitador: Ana Cotta

Um dos maiores nomes em estratégia de marcas, design e educação, Ana Cotta tem MBA pela Escola de Negócios da PUC-Rio. É coordenadora do curso de Branding do IED (Instituto Europeo di Design) e da Perestroika. É palestrante e faz treinamentos em empresas. Durante 13 anos foi diretora de criação e sócia da Crama Design Estratégico. Somou-se ao Macaco Ciano Design em 2006. Em 2018, iniciou projeto solo com um estúdio onde criatividade, estratégia e boas histórias de marcas são o forte.

Perfil LinkedIN:

https://www.linkedin.com/in/ana-cotta-a5a94b71/

 

Oficina 2 // 14h – 18h
Serviços e produtos com a cara da região com Ana Cotta

O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço? Como fazer produtos e serviços que importam para quem os utilizam? Nessa oficina, os participantes irão aprender a criar empatia com o cliente com o objetivo de extrair as informações necessárias para desenvolver experiências autênticas e significativas para ele.

O que você leva?

  • Entendimento do seu público-alvo e suas principais dores e necessidades
  • Um novo modo de pensar na criação de produtos e serviços, totalmente focado no consumidor
  • Ferramentas para ajudar no processo (Mapa de Empatia, Persona, Jornada do Usuário e Blueprint)

Para quem é?

  • Empreendedores que querem tirar seus projetos do papel com soluções inovadoras e focadas no usuário/humano
  • Empreendedores que querem se conectar melhor com o cliente e a região
  • Interessados em inovação e design

Facilitadora: Ana Cotta

Um dos maiores nomes em estratégia de marcas, design e educação, Ana Cotta tem MBA pela Escola de Negócios da PUC-Rio. É coordenadora do curso de Branding do IED (Instituto Europeo di Design) e da Perestroika. É palestrante e faz treinamentos em empresas. Durante 13 anos foi diretora de criação e sócia da Crama Design Estratégico. Somou-se ao Macaco Ciano Design em 2006. Em 2018, iniciou projeto solo com um estúdio onde criatividade, estratégia e boas histórias de marcas são o forte.

Perfil LinkedIN:

https://www.linkedin.com/in/ana-cotta-a5a94b71/

 

Oficina 3 // 9h – 13h
Modelagem de negócios com Ivana Beltrão

Como fazer sua ideia de cultura se transformar em negócio? Nessa oficina, serão conhecidos diferentes modelos para aprender a desenvolver o seu modelo de negócios – a forma como se captura, gera e entrega valor para o usuário – sem deixar a identidade local de lado.

 O que você leva?

  • Conhecimento sobre modelos de negócios culturais
  • Ferramentas de modelagem de negócios
  • Aprendizado sobre como definir missão, visão e valores
  • Criação de um modelo de negócios focado em impacto cultural

Para quem é?

  • Empreendedores culturais, artesãos e artistas
  • Interessados em desenvolver negócios que gerem lucro sem abrir mão do propósito

 

Facilitadora: Ivana Beltrão

Ivana é formada em jornalismo pela PUC Rio e especializada em negócios (Osterwalder Strategy) e acumula enorme experiência em estratégias de negócios para startups. Atualmente, é agente de inovação no programa Startup Rio, onde  faz acompanhamento das empresas selecionadas pelo programa, estimulando o seu desenvolvimento e crescimento; treinamento de Pitch para empreendedores; seleção e acompanhamento de mentorias e consultorias  e prospecção de parcerias e startups. Foi diretora de Incubação do Rio Criativo no ciclo 2015/2017; gerente do LabRC e co-fundadora da Escola Startup.

Perfil LinkedIN:

https://www.linkedin.com/in/ivana-beltrao-6397861a/

 

Oficina 4 // 14h – 18h
Planejamento estratégico para pequenos negócios com Gabriel Vasconcellos

Você sabe o que é estratégia? Diferente de objetivos, missão e visão, a estratégia é a forma como um negócio decide, planeja e executa suas atividades. Nesta oficina, os participantes vão aprender ferramentas e métodos para montar um plano estratégico eficiente para o seu negócio.

O que você leva?

  • Entendimento sobre o que é um planejamento estratégico e como fazê-lo
  • Aprendizado para definir missão, visão e valores do seu negócio
  • Capacidade de identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
  • Definir objetivos, metas e plano de ação

Para quem é?

  • Empreendedores criativos focados na execução de seus produtos e serviços
  • Quem tem dificuldade com os aspectos mais objetivos de gerir um negócio
  • Para você que não entendeu nada, mas quer passar a entender

Facilitador: Gabriel Vasconcellos

Consultor de Desenvolvimento Institucional do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), em São Paulo. Facilitador da metodologia Active Citizens, do British Council. Consultor de Negócios das incubadoras do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Cofundador e diretor da Carpa Consultoria (2014/2018). Avaliador em bancas e mentor de negócios do Programa Shell Iniciativa Jovem, InovAtiva Brasil e HackPUC. Trabalha desde 2009 com gestão e educação corporativa e, desde 2012, com consultoria (projetos na Avantare Inteligência Interativa, Empresa Júnior PUC-Rio, Junior Achievement e AFS Intercultura Brasil). Especialista em Gestão Empreendedora com MBA pela UFF e formado em Jornalismo pela PUC-Rio.

Perfil LinkedIN:

https://www.linkedin.com/in/gvasconcellos/

 

Oficina 5 // 9h – 13h
Operação financeira em negócios culturais com Ludmila Hasteireiter

Na hora de botar o bloco na rua, muitos imprevistos acontecem. Como manter a sustentabilidade financeira em um mercado instável como o da cultura? Nesta oficina, os participantes aprenderão o básico do que precisam saber para operar financeiramente o seu negócio, sendo ao mesmo tempo eficiente e mantendo as contas em dia.

O que você leva?

  • Aprendizado sobre operação financeira de negócios culturais e estudos de viabilidade econômica
  • Ferramentas de planejamento e gestão financeira (fluxo de caixa projetado vs. real, conciliação de contas e criação de metas de receita)

Para quem é?

  • Empreendedores que estão com medo de ficar no vermelho
  • Empreendedores criativos que não gostam de lidar com planilhas

Facilitador: Ludmila Hasteireiter

Bacharel em Ciências Contábeis pela Mackenzie, especializada em Finanças e Contabilidade na UFF, Ludmila fez ainda pós-graduação em Gestão em Tecnologia da Informação / Business Inteligence na Universidade Anhembi (SP). Trabalhou como auditora por quatro anos na Ernst & Young. Foi consultora da Petrobras, assessora contábil do Grupo Lider, até fundar seu próprio negócio, o Empoderamento Contábil, em 2017, no qual auxilia empreendedores periféricos a organizarem suas finanças, com uma linguagem clara e acessível. Quase 1200 palestras depois, Ludmila prova que gestão financeira não é coisa só para entendidos!

Perfil LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/ludmilahastenreiter-85a5935b

 

Oficina 6 // 14h – 18h
Mídias sociais para pequenos negócios com Douglas Bastter

Você está atingindo o público que gostaria? Como o cliente percebe o seu serviço? Nesta oficina, será ensinado a comunicar de forma relevante e criativa como usar as mídias sociais para atingir seu público. Será criada uma campanha de marketing e uso de ferramentas de planejamento e análise de resultados. Com dicas práticas, referências teóricas e cases inovadores, serão mostradas as várias etapas de uma estratégia de marketing em mídias sociais.

O que você leva?

  • Estruturação de uma campanha de marketing
  • Ferramentas de planejamento e análise de métricas
  • Conhecimento sobre como utilizar melhor suas mídias sociais

É para quem?

  • Empreendedores culturais e criativos
  • Sabe fazer, mas não sabe comunicar

Facilitador: Douglas Bastter

Cofundador da Agência Trustme, atua há 10 anos no mercado de comunicação. Criou mais de 50 marcas no mercado. Foi gestor de parcerias institucionais AIESEC Brasil, e passou pelo Grupo Macro e Instituto Noos em planejamento estratégico, marketing, novos negócios e mídias sociais. Experiência internacional na DDB Moçambique atuando como produtor de eventos e ativação promocional e produtor de programas de TV (BCI Mozambique Music Awards, Vodacom Mozambique Fashion Week, Vodacom Mamanas e Melhores Marcas de Mozambique). Apresentou na Rádio Roquette Pinto (94,1 FM) o primeiro programa de empreendedorismo das rádios cariocas, “Embranco”. Atualmente é fundador da startup Brainds.

 Perfil LinkedIN:

https://www.linkedin.com/in/douglasbastter/