A Caravana Rio Criativo chega em Itaperuna com oficinas gratuitas para empreendedores criativos da região – RJ Criativo

A Caravana Rio Criativo chega em Itaperuna com oficinas gratuitas para empreendedores criativos da região

Economia criativa é um conjunto de ideias que une capital intelectual, cultural e criatividade para gerar negócios com valor econômico. Além de produzir receitas, também diversifica o desenvolvimento cultural e humano. Vai do artesanato à tecnologia, do design à arquitetura, da administração ao turismo, da gastronomia às artes cênicas. Ao todo abrange  25 setores no Estado do Rio.

A cidade de Itaperuna é conhecida como polo de confecções e conta com nove faculdades, seis escolas técnicas, indústrias de laticínios e várias outras. É também um lugar com enorme potencial para a economia criativa. Como somar as características culturais e sociais de Itaperuna à inovação, gerando desenvolvimento local, diversificação na produção de bens e serviços e melhoria da qualidade de vida da população?

Vamos responder juntos essas perguntas em mais uma Caravana Rio Criativo gratuita, voltada aos empreendedores e profissionais criativos! Serão três dias de imersão em formação de comunidades criativas, captação de recursos, comunicação integrada, modelos de negócio, Place Branding e criação de experiências nunca antes pensadas. Além de entender como a inovação tem se tornado uma eficiente solução em tempos de crise, você vai se conectar a outros empreendedores que podem ser seus futuros parceiros, clientes ou fornecedores.

Inscreva-se nas oficinas e comprove tudo isso!

Para fazer sua INSCRIÇÃO, clique no TÍTULO DA OFICINA que tem interesse em participar, logo abaixo:

Dia 1 // 09 de abril de 2019

Oficina 1 // 9h – 13h
Captação alternativa de recursos com Raquel Amaral

Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel – isso é certo. Mas será que somos capazes de enxergar todos os que estão ao nosso alcance? Nessa oficina, você vai identificar os recursos que já tem – e nem sabe que tem! – e aprender a mobilizá-los para tirar suas ideias do papel. Além de novas formas de financiamento, vamos conhecer as boas práticas para levantar dinheiro em editais, leis de incentivo e apoio de fundações privadas.

O que você leva?

  • Ferramentas de mapeamento, gerenciamento e mobilização de recursos
  • Boas práticas para financiar seu negócio via leis de incentivo, editais e apoio financeiro de fundações privadas

Para quem é?

  • Empreendedores criativos de diferentes áreas
  • Quem quer tirar um projeto do papel mas sente que não tem os meios adequados ou suficientes

Facilitadora: Raquel Amaral

Licenciada em Pedagogia (UERJ), é produtora cultural desde 2002. É influenciadora digital (@Raquel3Reais) nos segmentos de empreendedorismo feminino e economia criativa. Professora de artesanato sustentável (Sesc Caxias). Co-fundadora e gestora do Instituto Musiva e consultora de projetos, sociais, culturais e esportivos para instituições do terceiro setor e empresas privadas. Criou a Petit Biscuit, negócio de impacto social que promove a confeitaria artesanal /empreendedorismo feminino entre as mulheres de territórios populares (vencedor edital PNUD de apoio ao afroempreendedor/2018). Foi analista de projetos na CUFA e parecerista da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do RJ.

 

Oficina 2 // 14h – 18h
Cocriando comunidades criativas com Neto Gama

O que é uma comunidade? Qual o valor de fazer parte de uma comunidade? Construir uma comunidade é mais simples do que você imagina. As vantagens de ativar a inteligência coletiva são muitas: agindo de forma colaborativa, fica mais fácil materializar um sonho e gerar impacto.

Nesta oficina, você vai aprender a se articular com pessoas para resolver problemas e potencializar o seu negócio. Vamos utilizar a metodologia Dragon Dreaming para aprender a idealizar, planejar, realizar e celebrar de forma colaborativa, além de compartilhar diferentes ferramentas online de gestão em rede.

O que você leva?

  • Conhecimentos sobre redes e empreendedorismo em rede
  • Aprendizado sobre como mobilizar sua rede para potencializar seu negócio
  • Desenvolvimento de uma atitude mais empreendedora e colaborativa.

Para quem é?

  • Empreendedores criativos e sociais que querem ampliar seu impacto
  • Agentes de mudança que se sentem solitários em sua jornada empreendedora ou intraempreendedora

Facilitador: Neto Gama 

 

Paraense radicado no Rio, desenvolveu atividades como consultor em sustentabilidade, professor, produtor de eventos, gestão pública e produção de conhecimento em meio ambiente urbano. Acredita na sustentabilidade como pilar de relações humanas, da relação com o espaço e uso dos recursos em geral, sendo eles tangíveis ou não. Faz parte da equipe do Templo, um laboratório criativo carioca, onde na gestão do coworking atuou como operacional, curadoria e gestor de comunidade. Atua como gestor de projetos na atual concessão do Templo no Rio Criativo.

Dia 2 // 10 de abril de 2019


Oficina 3 // 9h – 13h
Comunicação 360° com Danielle Fazzi

Analógico e digital se misturam e se confundem no mundo de negócios rápido e em constante mudança que vivemos. O valor gerado pelo marketing e comunicação é um dos que mais diferenciam e transformam produtos e serviços. Narrativas transmídia abrem espaço para abordagens inovadoras e arrojadas e ajudam a construir novos modelos de negócios. Nesta oficina vamos trabalhar uma enorme gama de possibilidades a partir de situações reais e aprender a utilizar ferramentas de tática e estratégia de comunicação com muita mão na massa.

O que você leva?

  • Conhecimento sobre comunicação integrada e aplicação de estratégias de comunicação e vendas para melhorar a experiência dos consumidores
  • Como trabalhar os canais de comunicação de forma complementar
  • Como engajar seu público através da criação de narrativas completas
  • Ferramentas úteis para auxiliar na estratégia do seu negócio

Para quem é?

  • Para quem tem algo a vender, seja um produto, serviço, projeto ou a si mesmo
  • Empreendedores que mantém sua própria comunicação e querem construir o tom de sua marca

Facilitadora: Daniella Fazzi

Designer, facilitadora, consultora e apaixonada por comunicação. Atua há mais de 15 anos no mercado apoiando grandes marcas a alcançarem suas metas. Acredita em um novo formato de fazer comunicação de uma maneira integrada, empática e acima de tudo cocriada. Aplica seus conhecimentos em Design Thinking e Inovação para tornar o processo estratégico mais assertivo. É fundadora da Fazzi – Soluções Inovadoras, e atuou como gestora de grandes contas: Natura, INCA¸Coca-Cola entre outras. É uma das co-organizadoras do TEDxRIO. Tem como lema disseminar a comunicação de uma forma mais criativa e  empática.

Oficina 4 // 14h – 18h
Inovação em modelos de Negócios com Guilherme Lito

O que diferencia negócios de sucesso? Nessa oficina, vamos entender o que é modelagem de negócios e de que formas é possível inovar para gerar valor para o consumidor e se destacar no mercado. Como desenvolver e testar o seu modelo de negócios e mais.

O que você leva?

  • Aprendizado mão na massa sobre como inovar no seu modelo de negócios;
  • Estruturação da sua proposta de valor;
  • Exercícios inspirados em Ferramentas de modelagem adaptadas (Business Model Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Canvas).

Para quem é?

  • Empreendedores que desejam inovar em sua proposta de valor, se reposicionar no mercado e refletir sobre seu impacto na comunidade e mundo;
  • Para quem tem curiosidade de entender como empresas podem se diferenciar para além do discurso;

Facilitador: Guilherme Lito

Engenheiro de produção pela PUC-Rio, sócio do Brownie do Luiz, negócio carioca que tem o propósito de gerar felicidade através do empreendedorismo consciente. Foi sócio da LUZ Consultoria, hoje LUZ.vc, e presidente da Empresa Júnior da PUC-RJ. Seu maior interesse é em apoiar empresas para que prosperem de maneira coerente com paradigmas econômicos, ambientais e sociais emergentes no século XXI.

Dia 03 // 11 de abril de 2019

Oficina 5 // 9h – 13h
Place Branding: Construindo a marca de Itaperuna com Marcelo Nascimento

Lugares são como marcas. Países, estados e cidades precisam gerir suas imagens, para uma maior atração de turistas e investimentos. Por isso, o ‘Place Branding’ pensa a gestão da marca de um lugar, através da revisão de estereótipos, atributos, slogans, logomarcas, cores, storytelling (narrativas) e redes sociais. Itaperuna pode e deve fortalecer sua própria marca.

Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo? A cidade conta com uma diversidade de negócios que devem se preparar e explorar melhor seus atributos como fonte de ganho: possui empreendedores que atuam na alimentação/gastronomia; no artesanato local; um município com potencialidade turística utilizando os recursos naturais, rurais, históricos e religiosos.

O que você leva?

  • Capacidade de usar assertivamente a história de lugares e empreendimentos
  • Relacionar ganhos mútuos entre cidades e suas empresas
  • Uma rede de contatos de outros empreendedores locais

Para quem é?

  • Empreendedores criativos e sociais da região
  • Para quem se interessa por construção de marca e storytelling (narrativa)
  • Pra você que não entendeu nada, mas quer passar a entender

Facilitador: Marcelo Nascimento

Designer, especializado em Branding, design thinking e design de negócios. Tem ampla experiência em plataformas estratégicas de marca, metodologias ágeis e user experience (UX) e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Merck, Atento, Coca-Cola e Pfizer. É sócio fundador e gestor de Inovação da agência Binky e atua como consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio. É o responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do IED – Istituto Europeo di Design.

Oficina 6  // 14h – 18h
Como criar experiências significativas com Marcelo Nascimento

Como criar produtos e serviços que importam? Nessa oficina, você vai aprender a empatizar com seu usuário e a extrair as informações necessárias para o desenvolvimento de experiências realmente significativas para ele.

O que você leva?

  • Habilidade de mapear e empatizar com seu público-alvo
  • Capacidade de criar experiências significativas, focadas no usuário
  • Conteúdo e ferramentas para te apoiar no processo (design centrado no humano, experiência do usuário e jornada do usuário)

Para quem é?

  • Para quem tem uma marca/empresa/organização e quer oferecer o melhor produto ou serviço possível
  • Para líderes e gestores interessados em inovar em seus ambientes organizacionais, criando produtos e serviços com mais significado
  • Para quem se interessa por inovação e design

Facilitador: Marcelo Nascimento

Designer, especializado em Branding, design thinking e design de negócios. Tem ampla experiência em plataformas estratégicas de marca, metodologias ágeis e user experience (UX) e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Merck, Atento, Coca-Cola e Pfizer. É sócio fundador e gestor de Inovação da agência Binky e atua como consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio. É o responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do IED – Istituto Europeo di Design.